Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23644
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
Authors: Bicalho, Poliana Lima
metadata.dc.creator: Bicalho, Poliana Lima
Abstract: Este trabalho descreve um estudo de caso sobre a ação Mediação Cultural- Formação do Espectador, realizada no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-Bahia), no período de 2013 a 2015, na cidade de Salvador. Foram analisados os projetos Viva Teatro! Viva o Circo! e Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho. A pesquisa delineou-se a partir da seguinte questão: Como ocorre a aplicabilidade da metodologia da mediação cultural no edifício teatral? Assim, discorreu-se sobre a metodologia da mediação teatral, a partir do seu percurso logístico e artístico-pedagógico: Sensibilização (pré-espetáculo), Apreciação (durante) e Reverberação (pós-espetáculo). Nesta discussão, foi importante identificar o edifício teatral, na sua perspectiva artístico-pedagógica, a configuração do campo de trabalho da mediação, assim como o perfil do profissional mediador cultural. Para responder as questões que aparecem na pesquisa, procedeu-se à revisão de literatura, observação participante e instrumentos como questionários, com entrevista semiestruturada. O estudo de caso aponta que a implementação de uma práxis mediadora junto ao equipamento cultural, apesar de complexa e com resultados em longo prazo é uma ação política de construção da cidadania cultural de crianças, jovens, adultos e idosos que têm o direito à cultura; a participar, ter acesso e contribuir para a vida cultural.
This paper describes a case study of the Cultural Mediation – Spectator Formation, held at SESC-SENAC Pelourinho Theater, a unit of Social Service of Commerce (SESC-Bahia), from 2013 to 2015, in the city of Salvador. The projects Viva Teatro!, Viva o Circo! and Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho were analyzed. The research was established from the follow ing question: How does the applicability of cultural mediation methodology take place at the theater building? Thus, the methodology of theatrical mediation was addressed from its logistical and artistic-pedagogical path: Awareness (pre-show), Appreciation (during) and Reverberatio n (post-show). It was important to identify in this discussion, the theater building in its artistic - pedagogical perspective, the mediation’s work field setup, as well as the cultural mediator´s profile. To clarify the questions that emerge on the research, a literature review, participant observation and instruments such as questionnaires and semi-structured interviews were used. The case study indicates that the implementation of a mediation praxis with the cultural facilities, despite the complexity and long-term results, is a political action aiming a cultural citize nship construction of children, juveniles, adults and seniors, who have the right to culture, to participate, to access and contribute to the cultural life.
Keywords: Artes Cênicas
Edifício Teatral
Mediação Cultural
Recepção
metadata.dc.subject.cnpq: Artes Cênicas
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644
Issue Date: 25-Jul-2017
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLIANA LIMA BICALHO.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.