Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23644
Tipo: | Dissertação |
Título: | O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO |
Autor(es): | Bicalho, Poliana Lima |
Autor(es): | Bicalho, Poliana Lima |
Abstract: | Este trabalho descreve um estudo de caso sobre a ação Mediação Cultural- Formação do Espectador, realizada no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-Bahia), no período de 2013 a 2015, na cidade de Salvador. Foram analisados os
projetos Viva Teatro! Viva o Circo! e Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho. A pesquisa
delineou-se a partir da seguinte questão: Como ocorre a aplicabilidade da metodologia da mediação
cultural no edifício teatral? Assim, discorreu-se sobre a metodologia da mediação teatral,
a partir do seu percurso logístico e artístico-pedagógico: Sensibilização (pré-espetáculo), Apreciação
(durante) e Reverberação (pós-espetáculo). Nesta discussão, foi importante identificar
o edifício teatral, na sua perspectiva artístico-pedagógica, a configuração do campo de trabalho
da mediação, assim como o perfil do profissional mediador cultural. Para responder as questões
que aparecem na pesquisa, procedeu-se à revisão de literatura, observação participante e instrumentos
como questionários, com entrevista semiestruturada. O estudo de caso aponta que a
implementação de uma práxis mediadora junto ao equipamento cultural, apesar de complexa e
com resultados em longo prazo é uma ação política de construção da cidadania cultural de crianças,
jovens, adultos e idosos que têm o direito à cultura; a participar, ter acesso e contribuir para a vida cultural. This paper describes a case study of the Cultural Mediation – Spectator Formation, held at SESC-SENAC Pelourinho Theater, a unit of Social Service of Commerce (SESC-Bahia), from 2013 to 2015, in the city of Salvador. The projects Viva Teatro!, Viva o Circo! and Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho were analyzed. The research was established from the follow ing question: How does the applicability of cultural mediation methodology take place at the theater building? Thus, the methodology of theatrical mediation was addressed from its logistical and artistic-pedagogical path: Awareness (pre-show), Appreciation (during) and Reverberatio n (post-show). It was important to identify in this discussion, the theater building in its artistic - pedagogical perspective, the mediation’s work field setup, as well as the cultural mediator´s profile. To clarify the questions that emerge on the research, a literature review, participant observation and instruments such as questionnaires and semi-structured interviews were used. The case study indicates that the implementation of a mediation praxis with the cultural facilities, despite the complexity and long-term results, is a political action aiming a cultural citize nship construction of children, juveniles, adults and seniors, who have the right to culture, to participate, to access and contribute to the cultural life. |
Palavras-chave: | Artes Cênicas Edifício Teatral Mediação Cultural Recepção |
CNPq: | Artes Cênicas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | PPGAC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644 |
Data do documento: | 25-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLIANA LIMA BICALHO.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.