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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23643
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Por um balé somático: cartas sobre o aprenderensinar balé clássico por meio das abordagens de Béziers e Laban/Bartenieff e do Construtivismo Pós-Piagetiano |
Autor : | BALDI, NEILA |
metadata.dc.creator: | BALDI, NEILA |
Resumen : | A presente pesquisa estuda como as abordagens somáticas, a partir de teorias de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers, auxiliam no aprenderensinar balé clássico. Para isso, propõe, tendo como eixos epistemológicos a Educação Somática e o Construtivismo Pós-Piagetiano, uma abordagem metodológica espiralada para aprenderensinar balé clássico. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia mista, tendo com base a pesquisa somático-performativa e a pesquisa autobiográfica. Neste sentido, o trabalho traz depoimentos dos alunos(as) inscritos(as) no componente curricular Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, nos primeiros semestres de 2014 e 2015, respectivamente, do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). A tese foi escrita em formato de cartas, inspirada nas Cartas de Noverre, que propunha uma reforma ao balé clássico, bem como por usar a autobiografia como um dos eixos metodológicos da pesquisa. Desta forma, a tese é composta por narrativas das alunas e alunos que vivenciaram o componente curricular, nos semestres citados. A pesquisa revela que a abordagem metodológica proposta para aprenderensinar balé clássico pode facilitar o processo de aprendizagem, bem como torná-lo mais significativo, e favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo. O trabalho conclui ainda que a abordagem possibilita outras concepções de corpo e balé clássico, bem como reverberações para o futuro fazer docente dos(as) licenciandos(as) em Dança. A tese propõe novos desdobramentos do trabalho, como a pesquisa desta abordagem para classes de não iniciantes de balé clássico e sobre o uso desta abordagem em outras classes de dança que não o balé clássico. |
Palabras clave : | balé clássico educação somática construtivismo pós-piagetiano pedagogia da dança |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGAC/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23643 |
Fecha de publicación : | 25-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAC) |
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