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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERNANDES, Ciane | - |
dc.contributor.author | BALDI, NEILA | - |
dc.creator | BALDI, NEILA | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T12:14:00Z | - |
dc.date.available | 2017-07-25T12:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23643 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa estuda como as abordagens somáticas, a partir de teorias de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers, auxiliam no aprenderensinar balé clássico. Para isso, propõe, tendo como eixos epistemológicos a Educação Somática e o Construtivismo Pós-Piagetiano, uma abordagem metodológica espiralada para aprenderensinar balé clássico. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia mista, tendo com base a pesquisa somático-performativa e a pesquisa autobiográfica. Neste sentido, o trabalho traz depoimentos dos alunos(as) inscritos(as) no componente curricular Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, nos primeiros semestres de 2014 e 2015, respectivamente, do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). A tese foi escrita em formato de cartas, inspirada nas Cartas de Noverre, que propunha uma reforma ao balé clássico, bem como por usar a autobiografia como um dos eixos metodológicos da pesquisa. Desta forma, a tese é composta por narrativas das alunas e alunos que vivenciaram o componente curricular, nos semestres citados. A pesquisa revela que a abordagem metodológica proposta para aprenderensinar balé clássico pode facilitar o processo de aprendizagem, bem como torná-lo mais significativo, e favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo. O trabalho conclui ainda que a abordagem possibilita outras concepções de corpo e balé clássico, bem como reverberações para o futuro fazer docente dos(as) licenciandos(as) em Dança. A tese propõe novos desdobramentos do trabalho, como a pesquisa desta abordagem para classes de não iniciantes de balé clássico e sobre o uso desta abordagem em outras classes de dança que não o balé clássico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | balé clássico | pt_BR |
dc.subject | educação somática | pt_BR |
dc.subject | construtivismo pós-piagetiano | pt_BR |
dc.subject | pedagogia da dança | pt_BR |
dc.title | Por um balé somático: cartas sobre o aprenderensinar balé clássico por meio das abordagens de Béziers e Laban/Bartenieff e do Construtivismo Pós-Piagetiano | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | MOURA, Gilsamara | - |
dc.contributor.referees | PALUDO, Luciana | - |
dc.contributor.referees | VIEIRA, Alba Pedreira | - |
dc.contributor.referees | COSTAS, Ana Maria Rodriguez | - |
dc.contributor.referees | FERNANDES, Ciane | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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