Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Ciane-
dc.contributor.authorBALDI, NEILA-
dc.creatorBALDI, NEILA-
dc.date.accessioned2017-07-25T12:14:00Z-
dc.date.available2017-07-25T12:14:00Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2017-03-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23643-
dc.description.abstractA presente pesquisa estuda como as abordagens somáticas, a partir de teorias de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers, auxiliam no aprenderensinar balé clássico. Para isso, propõe, tendo como eixos epistemológicos a Educação Somática e o Construtivismo Pós-Piagetiano, uma abordagem metodológica espiralada para aprenderensinar balé clássico. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia mista, tendo com base a pesquisa somático-performativa e a pesquisa autobiográfica. Neste sentido, o trabalho traz depoimentos dos alunos(as) inscritos(as) no componente curricular Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, nos primeiros semestres de 2014 e 2015, respectivamente, do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). A tese foi escrita em formato de cartas, inspirada nas Cartas de Noverre, que propunha uma reforma ao balé clássico, bem como por usar a autobiografia como um dos eixos metodológicos da pesquisa. Desta forma, a tese é composta por narrativas das alunas e alunos que vivenciaram o componente curricular, nos semestres citados. A pesquisa revela que a abordagem metodológica proposta para aprenderensinar balé clássico pode facilitar o processo de aprendizagem, bem como torná-lo mais significativo, e favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo. O trabalho conclui ainda que a abordagem possibilita outras concepções de corpo e balé clássico, bem como reverberações para o futuro fazer docente dos(as) licenciandos(as) em Dança. A tese propõe novos desdobramentos do trabalho, como a pesquisa desta abordagem para classes de não iniciantes de balé clássico e sobre o uso desta abordagem em outras classes de dança que não o balé clássico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbalé clássicopt_BR
dc.subjecteducação somáticapt_BR
dc.subjectconstrutivismo pós-piagetianopt_BR
dc.subjectpedagogia da dançapt_BR
dc.titlePor um balé somático: cartas sobre o aprenderensinar balé clássico por meio das abordagens de Béziers e Laban/Bartenieff e do Construtivismo Pós-Piagetianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMOURA, Gilsamara-
dc.contributor.refereesPALUDO, Luciana-
dc.contributor.refereesVIEIRA, Alba Pedreira-
dc.contributor.refereesCOSTAS, Ana Maria Rodriguez-
dc.contributor.refereesFERNANDES, Ciane-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_NEILA.pdf5,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.