Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22820
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma análise do ensino de geometria no Ensino Médio através do Teorema de Euler para poliedros convexos
Authors: Mascarenhas, Jorge Alécio
metadata.dc.creator: Mascarenhas, Jorge Alécio
Abstract: Nesta dissertação será feita uma análise da situação atual do ensino da Geometria nos cursos do Ensino Médio através da apresentação do Teorema de Euler para Poliedros Convexos e da análise da sua utilização em salas de aula. Será feita uma re flexão sobre o desenvolvimento do raciocínio dedutivo nesse nível de ensino e sobre a abordagem que se dá a formação do cidadão quanto a algumas competências importantes para a capacidade de análise crítica da realidade. Uma abordagem histórica investigará a trajetória das didáticas utilizadas no ensino dessa ciência. Por m serão levantadas propostas para o ensino de Geometria e para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo através de demonstrações geométricas.
Keywords: Ensino
Geometria
Raciocínio Dedutivo
Euler e Poliedros Convexos
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino da Matemática
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22820
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertação (PROFMAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Jorge Alécio.pdf2,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.