Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22740
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequências, Progressões e Séries: Uma Abordagem para o Ensino Médio
Authors: Martins, David Pinto
metadata.dc.creator: Martins, David Pinto
Abstract: Esta dissertação se propõe a estudar temas tradicionais da matemática do ensino médio, as sequências, progressões e séries. A intenção não é apenas ser mais um material didático dentre os tantos existentes, mas se constituir em um aprofundamento de tais temas. Desta maneira, são estudadas as progressões aritméticas e geométricas, também em suas ordens superiores. Além disso, são analisadas as progressões harmônicas, aritméticogeométricas e geométrico-aritméticas, inclusive as de ordens superiores. As respectivas séries foram determinadas. Junto a isso, o uso da hist oria da matemática como agente estimulador permeou o texto e diversos problemas, alguns clássicos, outros desa adores em um nível de olimpíada matemática, foram abordados de forma a mostrar a larga aplicabilidade destes conteúdos. Em toda a abordagem, houve um cuidado de se utilizar a matemática elementar, facilitando assim o acesso do mesmo ao estudante do ensino médio.
Keywords: Sequências
Progressões aritmética, geométrica, harmônica
Progressões aritmético-geométrica e geométrico-aritmética
Ordem superior
Séries
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino da Matemática
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22740
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertação (PROFMAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - David.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.