Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22536
metadata.dc.type: Tese
Title: Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança
Authors: Martins, Liziane
metadata.dc.creator: Martins, Liziane
Abstract: No campo educacional, a abordagem biomédica, na qual saúde é entendida principalmente como ausência de doença, traz limitações importantes. Uma alternativa poderia ser a substituição da abordagem biomédica por outra, como a socioecológica, que percebe a saúde de uma perspectiva mais abrangente, considerando suas dimensões epistemológicas, antropológicas, históricas, sociais, culturais, ambientais e comportamentais, e não somente biológicas. A compreensão de tais abordagens se deu a partir de um estudo de revisão crítica de indicadores teóricos e práticos que diferenciaram as abordagens da saúde a partir de um levantamento bibliográfico em quatro bases de dados. Estas abordagens estão presentes em vários componentes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, a exemplo dos livros didáticos. Ele é um recurso pedagógico de grande circulação que, geralmente, constitui-se no único material dos professores e estudantes. Buscamos, então, analisar os livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que há ainda o predomínio da abordagem biomédica da saúde nestes materiais, mesmo a abordagem socioecológica tendo despontado nos últimos anos como a mais adequada. A partir disso, associado a outras pesquisas em Educação em Saúde, vemos a necessidade de usarmos ferramentas pedagógicas capazes de viabilizar a abordagem socioecológica de saúde, contextualizando com a realidade dos estudantes e com questões sociais, econômicas, ambientais, culturais e biológicas relacionadas à saúde. Buscamos, então, mostrar como a saúde pode ser abordada no Ensino Médio de uma perspectiva socioecológica por meio de uma proposta de ensino baseada em Questão Sociocientífica (QSC). A QSC elaborada versa sobre doenças de grande visibilidade no contexto atual, transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Por meio de uma validação por pares, discutimos como a ferramenta construída possibilita o empoderamento dos estudantes, uma vez que incorpora diversas dimensões nas discussões sobre saúde e doença, além de abarcar vários pressupostos teóricos que legitimam uma QSC. Ademais, ela supera uma limitação importante dos livros didáticos no que diz respeito ao tratamento de conteúdos de saúde, por não se restringir a uma abordagem biomédica.
Keywords: Abordagens da saúde
Livros didáticos
Questões Sociocientíficas
Ensino de Biologia
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Científica
Formação de Professores
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22536
Issue Date: 19-May-2017
Appears in Collections:Tese (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Liziane Martins.pdf6,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.