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dc.contributor.advisorEl-Hani, Charbel Niño-
dc.contributor.authorMartins, Liziane-
dc.creatorMartins, Liziane-
dc.date.accessioned2017-05-19T10:38:04Z-
dc.date.available2017-05-19T10:38:04Z-
dc.date.issued2017-05-19-
dc.date.submitted2016-11-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22536-
dc.description.abstractNo campo educacional, a abordagem biomédica, na qual saúde é entendida principalmente como ausência de doença, traz limitações importantes. Uma alternativa poderia ser a substituição da abordagem biomédica por outra, como a socioecológica, que percebe a saúde de uma perspectiva mais abrangente, considerando suas dimensões epistemológicas, antropológicas, históricas, sociais, culturais, ambientais e comportamentais, e não somente biológicas. A compreensão de tais abordagens se deu a partir de um estudo de revisão crítica de indicadores teóricos e práticos que diferenciaram as abordagens da saúde a partir de um levantamento bibliográfico em quatro bases de dados. Estas abordagens estão presentes em vários componentes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, a exemplo dos livros didáticos. Ele é um recurso pedagógico de grande circulação que, geralmente, constitui-se no único material dos professores e estudantes. Buscamos, então, analisar os livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que há ainda o predomínio da abordagem biomédica da saúde nestes materiais, mesmo a abordagem socioecológica tendo despontado nos últimos anos como a mais adequada. A partir disso, associado a outras pesquisas em Educação em Saúde, vemos a necessidade de usarmos ferramentas pedagógicas capazes de viabilizar a abordagem socioecológica de saúde, contextualizando com a realidade dos estudantes e com questões sociais, econômicas, ambientais, culturais e biológicas relacionadas à saúde. Buscamos, então, mostrar como a saúde pode ser abordada no Ensino Médio de uma perspectiva socioecológica por meio de uma proposta de ensino baseada em Questão Sociocientífica (QSC). A QSC elaborada versa sobre doenças de grande visibilidade no contexto atual, transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Por meio de uma validação por pares, discutimos como a ferramenta construída possibilita o empoderamento dos estudantes, uma vez que incorpora diversas dimensões nas discussões sobre saúde e doença, além de abarcar vários pressupostos teóricos que legitimam uma QSC. Ademais, ela supera uma limitação importante dos livros didáticos no que diz respeito ao tratamento de conteúdos de saúde, por não se restringir a uma abordagem biomédica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagens da saúdept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectQuestões Sociocientíficaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleAbordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCarvalho, Graça Simões-
dc.contributor.refereesMohr, Adriana-
dc.contributor.refereesRebelo-Pinto, Fernanda-
dc.contributor.refereesVeras, Patrícia Sampaio Tavares-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosileia Oliveira de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/UEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Científicapt_BR
dc.subject.cnpqFormação de Professorespt_BR
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