Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22024
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Determinantes da Participação e Sucesso das Micro e Pequenas Empresas em Compras Públicas: uma análise empírica
Authors: Cabral, Sandro
Reis, Paulo Ricardo da Costa
Sampaio, Adilson da Hora
metadata.dc.creator: Cabral, Sandro
Reis, Paulo Ricardo da Costa
Sampaio, Adilson da Hora
Abstract: Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.
Keywords: Compras públicas
Políticas de preferências
Micro e pequenas empresas
Desempenho
Estratégia no setor público
Publisher: Universidade de São Paulo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22024
Issue Date: Oct-2015
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.