Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20081
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de dança na escola: um estudo de atualização de referenciais sobre a compreensão de corpo na formação de professores em João Pessoa/PB
Autor(es): Sousa, Sílvia Azevêdo
Autor(es): Sousa, Sílvia Azevêdo
Abstract: O ensino da dança na escola nas últimas décadas se deve tanto ao diálogo entre artistas e sua relação com o campo da Educação, bem como à inserção da dança nos currículos escolares de Artes e Educação Física de acordo com os PCN`s, desde 1997, orientado pelas Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Esta pesquisa tem como objeto a compreensão de corpo (sendo este uma pessoa, criança, adolescente, jovem ou adulto) no ensino de dança na educação formal pública, tendo o estudo do caso o referencial teórico/metodológico no contexto da formação continuada de professores de Artes e Educação Física em João Pessoa, Paraíba. A metodologia voltou-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista. Como estudo de caso, utilizou-se o referencial teórico/metodológico base da formação de professores de Educação Física em João Pessoa/ Paraíba. Partiu-se da hipótese que havia uma hegemonia epistemológica dualista sobre corpo nas proposições para o ensino de dança na formação continuada de professores de Artes e Educação Física. As referências principais são Churchland (2004) para explicações sobre o dualismos sobre corpo/mente, BonJuor e Ann Baker (2010) que atualizam o tratamento semântico do corpo, Dupuy (1996) sobre paradigmas que as Ciências Cognitivas operam para entender os processos cognitivos do corpo e Maturana (2001; 2002) que elucida conceitos que tratam de modos “constitutivos” e “auto-organizativos”. De acordo com Santos (2008; 2010), identificamos dispositivos regulatórios para a manutenção da hegemonia epistemológica dualista presentes empesquisas. Sendo este fenômeno tão imbricado em referenciais epistemológicos de professores, aponta-lo criticamente justifica a importância desta pesquisa. Espera-se que ao concluir apontando para a dificuldade de atualização, no que concerne às maneiras dualistas para agir/pensar o corpo que dança na escola, principalmente na Educação Física, seja possível contribuir para reagir aos dualismos os quais ainda constituem ontologias e epistemologias resistentes aos avanços do conhecimento em relação aos modos de operar do corpo.
Palavras-chave: Dança na Educação Física
Corpo
Dualismos
Referenciais
CNPq: Dança
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20081
Data do documento: 18-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.