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dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorSousa, Sílvia Azevêdo-
dc.creatorSousa, Sílvia Azevêdo-
dc.date.accessioned2016-08-18T20:19:13Z-
dc.date.available2016-08-18T20:19:13Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20081-
dc.description.abstractO ensino da dança na escola nas últimas décadas se deve tanto ao diálogo entre artistas e sua relação com o campo da Educação, bem como à inserção da dança nos currículos escolares de Artes e Educação Física de acordo com os PCN`s, desde 1997, orientado pelas Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Esta pesquisa tem como objeto a compreensão de corpo (sendo este uma pessoa, criança, adolescente, jovem ou adulto) no ensino de dança na educação formal pública, tendo o estudo do caso o referencial teórico/metodológico no contexto da formação continuada de professores de Artes e Educação Física em João Pessoa, Paraíba. A metodologia voltou-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista. Como estudo de caso, utilizou-se o referencial teórico/metodológico base da formação de professores de Educação Física em João Pessoa/ Paraíba. Partiu-se da hipótese que havia uma hegemonia epistemológica dualista sobre corpo nas proposições para o ensino de dança na formação continuada de professores de Artes e Educação Física. As referências principais são Churchland (2004) para explicações sobre o dualismos sobre corpo/mente, BonJuor e Ann Baker (2010) que atualizam o tratamento semântico do corpo, Dupuy (1996) sobre paradigmas que as Ciências Cognitivas operam para entender os processos cognitivos do corpo e Maturana (2001; 2002) que elucida conceitos que tratam de modos “constitutivos” e “auto-organizativos”. De acordo com Santos (2008; 2010), identificamos dispositivos regulatórios para a manutenção da hegemonia epistemológica dualista presentes empesquisas. Sendo este fenômeno tão imbricado em referenciais epistemológicos de professores, aponta-lo criticamente justifica a importância desta pesquisa. Espera-se que ao concluir apontando para a dificuldade de atualização, no que concerne às maneiras dualistas para agir/pensar o corpo que dança na escola, principalmente na Educação Física, seja possível contribuir para reagir aos dualismos os quais ainda constituem ontologias e epistemologias resistentes aos avanços do conhecimento em relação aos modos de operar do corpo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança na Educação Físicapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDualismospt_BR
dc.subjectReferenciaispt_BR
dc.titleEnsino de dança na escola: um estudo de atualização de referenciais sobre a compreensão de corpo na formação de professores em João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMoura, Gilsamara-
dc.contributor.refereesIvani Lúcia Oliveira de-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDançapt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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