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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sílvia Azevêdo | - |
dc.creator | Sousa, Sílvia Azevêdo | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T20:19:13Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T20:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20081 | - |
dc.description.abstract | O ensino da dança na escola nas últimas décadas se deve tanto ao diálogo entre artistas e sua relação com o campo da Educação, bem como à inserção da dança nos currículos escolares de Artes e Educação Física de acordo com os PCN`s, desde 1997, orientado pelas Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Esta pesquisa tem como objeto a compreensão de corpo (sendo este uma pessoa, criança, adolescente, jovem ou adulto) no ensino de dança na educação formal pública, tendo o estudo do caso o referencial teórico/metodológico no contexto da formação continuada de professores de Artes e Educação Física em João Pessoa, Paraíba. A metodologia voltou-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista. Como estudo de caso, utilizou-se o referencial teórico/metodológico base da formação de professores de Educação Física em João Pessoa/ Paraíba. Partiu-se da hipótese que havia uma hegemonia epistemológica dualista sobre corpo nas proposições para o ensino de dança na formação continuada de professores de Artes e Educação Física. As referências principais são Churchland (2004) para explicações sobre o dualismos sobre corpo/mente, BonJuor e Ann Baker (2010) que atualizam o tratamento semântico do corpo, Dupuy (1996) sobre paradigmas que as Ciências Cognitivas operam para entender os processos cognitivos do corpo e Maturana (2001; 2002) que elucida conceitos que tratam de modos “constitutivos” e “auto-organizativos”. De acordo com Santos (2008; 2010), identificamos dispositivos regulatórios para a manutenção da hegemonia epistemológica dualista presentes empesquisas. Sendo este fenômeno tão imbricado em referenciais epistemológicos de professores, aponta-lo criticamente justifica a importância desta pesquisa. Espera-se que ao concluir apontando para a dificuldade de atualização, no que concerne às maneiras dualistas para agir/pensar o corpo que dança na escola, principalmente na Educação Física, seja possível contribuir para reagir aos dualismos os quais ainda constituem ontologias e epistemologias resistentes aos avanços do conhecimento em relação aos modos de operar do corpo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança na Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dualismos | pt_BR |
dc.subject | Referenciais | pt_BR |
dc.title | Ensino de dança na escola: um estudo de atualização de referenciais sobre a compreensão de corpo na formação de professores em João Pessoa/PB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.contributor.referees | Ivani Lúcia Oliveira de | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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