Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19388
Tipo: Dissertação
Título: Um ambiente para facilitar a colaboração na aprendizagem clínica na educação superior: um estudo de caso na graduação em Odontologia
Autor(es): Cerqueira, Marilton Miranda
Autor(es): Cerqueira, Marilton Miranda
Abstract: Ambientes colaborativos podem auxiliar os estudantes e professores de cursos de graduação em Odontologia no processo de ensino e aprendizagem no período de prática clínica. A aprendizagem colaborativa online pode trazer benefícios a este processo, ao favorecer a interação entre os estudantes e entre professores e estudantes, potencializando a aprendizagem. Embora existam hoje inúmeros ambientes virtuais de aprendizagem, a maioria não se aproxima do processo de diagnóstico e tratamento típico da aprendizagem clínica. Neste, trabalho, foram utilizados métodos da Teoria Fundamentada em Dados para o reconhecimento de atividades de aprendizagem clínica, e de gerenciamento de processos de negócios (BPM) para a modelagem do processo de ensino-aprendizagem na clínica odontológica. A partir deste processo, um ambiente foi desenvolvido utilizando uma abordagem web integrada a uma rede social online. Este ambiente foi avaliado no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana de através de procedimentos de pesquisa quali-quantitativa em relação a aspectos de colaboração e de aprendizagem. Os resultados revelaram que o ambiente potencializa elementos de comunicação, cooperação, coordenação, percepção e memória de grupo de modo a produzir melhorias na aprendizagem. O ambiente desenvolvido contribui ao corpo do conhecimento ao aproximar os ambientes virtuais de aprendizagem do processo de aprendizagem clínica, com potencial de aplicação em outras disciplinas da área de saúde.
Palavras-chave: Sistemas colaborativos
Aprendizagem Clínica
Edução em saúde
Edução superior
Computação aplicada à educação
Odontologia
CSCL
CNPq: Ciência da Computação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19388
Data do documento: 3-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marilton_VersãoFinal.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.