Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBittencourt, Roberto Almeida-
dc.contributor.authorCerqueira, Marilton Miranda-
dc.creatorCerqueira, Marilton Miranda-
dc.date.accessioned2016-06-03T23:42:26Z-
dc.date.available2016-06-03T23:42:26Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.date.submitted2016-03-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19388-
dc.description.abstractAmbientes colaborativos podem auxiliar os estudantes e professores de cursos de graduação em Odontologia no processo de ensino e aprendizagem no período de prática clínica. A aprendizagem colaborativa online pode trazer benefícios a este processo, ao favorecer a interação entre os estudantes e entre professores e estudantes, potencializando a aprendizagem. Embora existam hoje inúmeros ambientes virtuais de aprendizagem, a maioria não se aproxima do processo de diagnóstico e tratamento típico da aprendizagem clínica. Neste, trabalho, foram utilizados métodos da Teoria Fundamentada em Dados para o reconhecimento de atividades de aprendizagem clínica, e de gerenciamento de processos de negócios (BPM) para a modelagem do processo de ensino-aprendizagem na clínica odontológica. A partir deste processo, um ambiente foi desenvolvido utilizando uma abordagem web integrada a uma rede social online. Este ambiente foi avaliado no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana de através de procedimentos de pesquisa quali-quantitativa em relação a aspectos de colaboração e de aprendizagem. Os resultados revelaram que o ambiente potencializa elementos de comunicação, cooperação, coordenação, percepção e memória de grupo de modo a produzir melhorias na aprendizagem. O ambiente desenvolvido contribui ao corpo do conhecimento ao aproximar os ambientes virtuais de aprendizagem do processo de aprendizagem clínica, com potencial de aplicação em outras disciplinas da área de saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas colaborativospt_BR
dc.subjectAprendizagem Clínicapt_BR
dc.subjectEdução em saúdept_BR
dc.subjectEdução superiorpt_BR
dc.subjectComputação aplicada à educaçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectCSCLpt_BR
dc.titleUm ambiente para facilitar a colaboração na aprendizagem clínica na educação superior: um estudo de caso na graduação em Odontologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Ecivaldo Souza-
dc.contributor.refereesSantos, David Moisés Barreto-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multiinstitucional em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marilton_VersãoFinal.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.