Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bittencourt, Roberto Almeida | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Marilton Miranda | - |
dc.creator | Cerqueira, Marilton Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T23:42:26Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T23:42:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-03-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19388 | - |
dc.description.abstract | Ambientes colaborativos podem auxiliar os estudantes e professores de cursos de graduação em Odontologia no processo de ensino e aprendizagem no período de prática clínica. A aprendizagem colaborativa online pode trazer benefícios a este processo, ao favorecer a interação entre os estudantes e entre professores e estudantes, potencializando a aprendizagem. Embora existam hoje inúmeros ambientes virtuais de aprendizagem, a maioria não se aproxima do processo de diagnóstico e tratamento típico da aprendizagem clínica. Neste, trabalho, foram utilizados métodos da Teoria Fundamentada em Dados para o reconhecimento de atividades de aprendizagem clínica, e de gerenciamento de processos de negócios (BPM) para a modelagem do processo de ensino-aprendizagem na clínica odontológica. A partir deste processo, um ambiente foi desenvolvido utilizando uma abordagem web integrada a uma rede social online. Este ambiente foi avaliado no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana de através de procedimentos de pesquisa quali-quantitativa em relação a aspectos de colaboração e de aprendizagem. Os resultados revelaram que o ambiente potencializa elementos de comunicação, cooperação, coordenação, percepção e memória de grupo de modo a produzir melhorias na aprendizagem. O ambiente desenvolvido contribui ao corpo do conhecimento ao aproximar os ambientes virtuais de aprendizagem do processo de aprendizagem clínica, com potencial de aplicação em outras disciplinas da área de saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas colaborativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Clínica | pt_BR |
dc.subject | Edução em saúde | pt_BR |
dc.subject | Edução superior | pt_BR |
dc.subject | Computação aplicada à educação | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | CSCL | pt_BR |
dc.title | Um ambiente para facilitar a colaboração na aprendizagem clínica na educação superior: um estudo de caso na graduação em Odontologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Ecivaldo Souza | - |
dc.contributor.referees | Santos, David Moisés Barreto | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGCOMP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Marilton_VersãoFinal.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.