Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18703
metadata.dc.type: Tese
Título : Aprendizagem colaborativa mediada pela tecnologia no curso de formação de tutores em EAD
Autor : Villalobos, Ana Paula de Oliveira
metadata.dc.creator: Villalobos, Ana Paula de Oliveira
Resumen : Esta tese focalizou, especialmente, a análise da aprendizagem colaborativa apoiada pelas interfaces chat e conferência no ambiente de aprendizagem do Curso de Formação de Tutores em EAD, ofertado pelo USP/UFBA. Foram investigadas as características da Aprendizagem Colaborativa Mediada pela Tecnologia, ACMT, e as variáveis que favoreceram, ou limitaram, a aprendizagem colaborativa no contexto avaliado. Este problema de pesquisa relacionou-se à investigação dos aspectos pedagógicos e tecnológicos implicados na aprendizagem colaborativa mediada pela conferência e chat. A investigação esteve atrelada à uma perspectiva integradora da pedagogia à tecnologia, rompendo com as abordagens tecnicistas que enfatizam apenas os componentes tecnológicos em ambientes de aprendizagem na internet. Os resultados permitiram concluir que a tecnologia da conferência propiciou uma colaboração quantitativamente e qualitativamente distinta daquela propiciada pela tecnologia do chat. As interfaces analisadas influenciaram as atividades pedagógicas e foram selecionadas para serem utilizadas de acordo com o que podiam oferecer a partir da adequação aos objetivos pedagógicos propostos pelo Curso.
ABSTRACT This thesis emphasized, especially, the analysis of the collaborative learning for the interfaces chat and conference in the environment of learning in the Course of Formation of Tutors in EAD, presented by USP/UFBA. The characteristics of the Collaborative Learning Supported by Computer, CSCL, and the elements that favored, or limited it were analysed in the case studied. This research problem was linked to the investigation of the pedagogic and technological aspects implicated in the learning collaborative mediated by the conference and chat. The investigation was attached to a integrated perspective of the pedagogy to the technology, breaking up the behaviorist’s approaches that just emphasize the technological components in learning environments in the internet. The results allowed to conclude that the technology of the conference propitiated a collaboration quantitatively and qualitatively different from that supported by the technology of the chat. These analysed interfaces influenced the pedagogic activities and they were selected to be used in agreement with the pedagogic’s objectives proposed in the Course.
Palabras clave : Aprendizagem colaborativa mediada pela tecnologia
Chat
Conferência
Tecnologia
Pedagogia
Collaborative learnig supported by computer
Conference
Technology
Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18703
Fecha de publicación : 9-mar-2016
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Ana.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.