Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.authorVillalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.creatorVillalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-03-09T16:45:40Z-
dc.date.available2016-03-09T16:45:40Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.date.submitted2007-05-10-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18703-
dc.description.abstractEsta tese focalizou, especialmente, a análise da aprendizagem colaborativa apoiada pelas interfaces chat e conferência no ambiente de aprendizagem do Curso de Formação de Tutores em EAD, ofertado pelo USP/UFBA. Foram investigadas as características da Aprendizagem Colaborativa Mediada pela Tecnologia, ACMT, e as variáveis que favoreceram, ou limitaram, a aprendizagem colaborativa no contexto avaliado. Este problema de pesquisa relacionou-se à investigação dos aspectos pedagógicos e tecnológicos implicados na aprendizagem colaborativa mediada pela conferência e chat. A investigação esteve atrelada à uma perspectiva integradora da pedagogia à tecnologia, rompendo com as abordagens tecnicistas que enfatizam apenas os componentes tecnológicos em ambientes de aprendizagem na internet. Os resultados permitiram concluir que a tecnologia da conferência propiciou uma colaboração quantitativamente e qualitativamente distinta daquela propiciada pela tecnologia do chat. As interfaces analisadas influenciaram as atividades pedagógicas e foram selecionadas para serem utilizadas de acordo com o que podiam oferecer a partir da adequação aos objetivos pedagógicos propostos pelo Curso.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis emphasized, especially, the analysis of the collaborative learning for the interfaces chat and conference in the environment of learning in the Course of Formation of Tutors in EAD, presented by USP/UFBA. The characteristics of the Collaborative Learning Supported by Computer, CSCL, and the elements that favored, or limited it were analysed in the case studied. This research problem was linked to the investigation of the pedagogic and technological aspects implicated in the learning collaborative mediated by the conference and chat. The investigation was attached to a integrated perspective of the pedagogy to the technology, breaking up the behaviorist’s approaches that just emphasize the technological components in learning environments in the internet. The results allowed to conclude that the technology of the conference propitiated a collaboration quantitatively and qualitatively different from that supported by the technology of the chat. These analysed interfaces influenced the pedagogic activities and they were selected to be used in agreement with the pedagogic’s objectives proposed in the Course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativa mediada pela tecnologiapt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectConferênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCollaborative learnig supported by computerpt_BR
dc.subjectConferencept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleAprendizagem colaborativa mediada pela tecnologia no curso de formação de tutores em EADpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Hernane Barros de Borges-
dc.contributor.refereesAmorim, Cláudio Alves de-
dc.contributor.refereesCasas, Trazíbulo Henrique Pardo-
dc.contributor.refereesCouto, Edvaldo Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ana.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.