Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18283
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A recontextualização dos saberes profissionais de alunos de cursos técnicos profissionalizantes em experiência de estágio
Authors: Cruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo
metadata.dc.creator: Cruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo
Abstract: A pesquisa teve como objeto de estudo compreender como os conhecimentos dos alunos dos Cursos de Infraestrutura Urbana, Automação, Refrigeração e Mecânica são adquiridos na escola e recontextualizados em suas funções desempenhadas durante a atividade curricular de estágio. O estágio tem possibilitado aos aprendizes o conhecimento prático da sua profissão de formação, e possibilita aos estudantes também o contato empírico com as disciplinas vistas em sala de aula. O objetivo da pesquisa é compreender como os alunos trabalhadores dos referidos cursos que estão em experiências de trabalho no estágio, mobilizam os saberes profissionais e os recontextualizam no desempenho das suas atividades de estágio. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos em experiências de trabalho no estágio recontextualizam seus conhecimentos, dando sentido ao que aprendem. As aprendizagens, frutos do convívio familiar, na interação com os outros e dos espaços formais da escola, tem ajudado estes sujeitos a lidarem com as situações de imprevistos e tem ajudado também no aperfeiçoamento de realizar suas atividades atribuídas no estágio e a adquirir novas aprendizagens.
ABSTRACT The research had as its object of study to understand how students' knowledge of Courses Urban Infrastructure, Automation, and Refrigeration Mechanics are acquired at school and recontextualized in their duties performed during the internship curricular activity. The stage has enabled learners practical knowledge of his profession training, and also enables students to contact with the empirical disciplines seen in the classroom. The objective of this research is to understand how students of those courses that workers are in work experiences on stage, raise the professional knowledge and recontextualize the performance of their internship activities. The results showed that students on work experience on stage recontextualize their knowledge, giving meaning to what they learn. The learning, the fruits of family life, in interaction with others and the formal spaces of the school, has helped these individuals to cope with unforeseen situations and has also helped in improving their activities assigned to perform on stage and acquire new learning.
Keywords: Saber profissional
Conhecimento profissional
Recontextualização
Professional know
Professional knowledge
Recontextualization
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18283
Issue Date: 24-Nov-2015
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlexandraCarla 2.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.