Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorCruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo-
dc.creatorCruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo-
dc.date.accessioned2015-11-24T15:41:26Z-
dc.date.available2015-11-24T15:41:26Z-
dc.date.issued2015-11-24-
dc.date.submitted2012-08-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18283-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de estudo compreender como os conhecimentos dos alunos dos Cursos de Infraestrutura Urbana, Automação, Refrigeração e Mecânica são adquiridos na escola e recontextualizados em suas funções desempenhadas durante a atividade curricular de estágio. O estágio tem possibilitado aos aprendizes o conhecimento prático da sua profissão de formação, e possibilita aos estudantes também o contato empírico com as disciplinas vistas em sala de aula. O objetivo da pesquisa é compreender como os alunos trabalhadores dos referidos cursos que estão em experiências de trabalho no estágio, mobilizam os saberes profissionais e os recontextualizam no desempenho das suas atividades de estágio. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos em experiências de trabalho no estágio recontextualizam seus conhecimentos, dando sentido ao que aprendem. As aprendizagens, frutos do convívio familiar, na interação com os outros e dos espaços formais da escola, tem ajudado estes sujeitos a lidarem com as situações de imprevistos e tem ajudado também no aperfeiçoamento de realizar suas atividades atribuídas no estágio e a adquirir novas aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The research had as its object of study to understand how students' knowledge of Courses Urban Infrastructure, Automation, and Refrigeration Mechanics are acquired at school and recontextualized in their duties performed during the internship curricular activity. The stage has enabled learners practical knowledge of his profession training, and also enables students to contact with the empirical disciplines seen in the classroom. The objective of this research is to understand how students of those courses that workers are in work experiences on stage, raise the professional knowledge and recontextualize the performance of their internship activities. The results showed that students on work experience on stage recontextualize their knowledge, giving meaning to what they learn. The learning, the fruits of family life, in interaction with others and the formal spaces of the school, has helped these individuals to cope with unforeseen situations and has also helped in improving their activities assigned to perform on stage and acquire new learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaber profissionalpt_BR
dc.subjectConhecimento profissionalpt_BR
dc.subjectRecontextualizaçãopt_BR
dc.subjectProfessional knowpt_BR
dc.subjectProfessional knowledgept_BR
dc.subjectRecontextualizationpt_BR
dc.titleA recontextualização dos saberes profissionais de alunos de cursos técnicos profissionalizantes em experiência de estágiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCunha, Maria Couto-
dc.contributor.refereesFerro, Alessander Acacio-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AlexandraCarla 2.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.