Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18257
metadata.dc.type: Tese
Título : “Elas têm fome de quê? (In)segurança alimentar e condições de saúde e nutrição de mulheres na fase gestacional”.
Autor : Santos, Franklin Demétrio Silva
metadata.dc.creator: Santos, Franklin Demétrio Silva
Resumen : A insegurança alimentar (IA) é um importante fator de risco que pode influenciar tanto nas condições de saúde física e mental da mulher grávida, comprometendo, diretamente, o estado nutricional e o perfil sérico de micronutrientes, a exemplo do ferro, neste grupo. Os efeitos da IA nas condições de saúde e nutrição maternas ainda são pouco investigados, em especial no que se refere à sua relação com o desenvolvimento de anemia na gestação. Face a isso, torna-se importante discutir e pensar ações de segurança alimentar e nutricional articuladas à política de saúde integral da mulher. Esse trabalho apresenta-se estruturado em três objetivos: 1) realizar uma revisão sistemática da literatura sobre insegurança alimentar e a saúde da mulher na fase gestacional, com o intuito de identificar temáticas mais frequentes sobre a questão e tecer reflexões que possam subsidiar o planejamento e a gestão de políticas de alimentação, nutrição e saúde da mulher (gestante); 2) avaliar a validade interna da escala curta norte-americana de avaliação da segurança alimentar na mensuração de construto de insegurança alimentar em domicílios com gestantes, adotando-se análise fatorial e o modelo de Rasch; 3) investigar a relação entre a insegurança alimentar e outros determinantes da anemia em mulheres grávidas segundo um modelo conceitual hierarquizado que possibilite a mensuração da decomposição do efeito total em seus componentes não mediado e mediado nos níveis hierárquicos propostos. Observou-se que a produção científica sobre a insegurança alimentar, saúde da mulher e gestação e suas inter-relações ainda são escassos, principalmente, na literatura nacional. Nessa investigação, a escala curta norte-americana apresentou validade e confiabilidade na mensuração da IA, sustentada na alta consistência entre as respostas. Evidenciou-se ainda que a ocorrência de anemia em gestantes foi significantemente maior, principalmente, entre aquelas que estavam em situação de insegurança alimentar, não realizaram o pré-natal, eram multíparas e não realizaram a suplementação de ferro. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o desenvolvimento de políticas de saúde e nutrição integradas e intersetoriais de controle da anemia na gestação e de promoção da segurança alimentar e nutricional das mulheres.
Palabras clave : Segurança Alimentar e Nutricional
Saúde da Mulher
Gestantes
Anemia
Gestação
Validade
Confiabilidade
Food and Nutritional Security
Women’s Health
Pregnant Women
Anemia
Pregnancy
Validity
Reliability
metadata.dc.subject.cnpq: Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18257
Fecha de publicación : 23-nov-2015
Aparece en las colecciones: Tese (ISC)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.