Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16808
metadata.dc.type: Livro
Livro
Título : Alfabetização para a infância: perspectivas contemporâneas
Resumen : Este livro, organizado pela professora Ana Katia Alves dos Santos, coordenadora do Programa Pibid-Pedagogia, com a colaboração da professora Alessandra Assis, Coordenadora Institucional do Pibid-Ufba, apresenta reflexões e vivencias atuais sobre uma temática urgente. O tema dos primórdios da educação, ora denominada alfabetização, ora letramento que envolve questões emergentes e comprometidas com o a formação de professores e a inclusão como acesso a uma cidadania plena é recorrente em todas as linhas, em todas as páginas. É com imensa satisfação que nos congratulamos com a magnitude deste singular Programa que, de forma agregadora, reúne e motiva entusiasticamente profissionais dos cursos de Pedagogia e educadores e gestores de Escolas Públicas. Nossa preocupação surge como apelo urgente, das vozes de uma população analfabeta que ecoam na nossa consciência e clamam silenciosa e insistentemente neste nosso contexto, neste nosso lugar, paradoxalmente tão esplendoroso e magnífico e tão carente ao mesmo tempo. Como é possível a coexistência de tantos seres humanos que não tem acesso a formas de cidadania plena e de participação que somente podem ser alcançadas através de uma alfabetização com outros “seres humanos” – será mesmo? – que tem acesso a tantas tecnologias da informação e comunicação? É preciso rever e promover uma conversão do olhar sobre estas formas de exclusão e negação da cidadania. Esta coletânea é o inicio de um esforço pertinaz que acreditamos, sem sombra de dúvida, oportunizará reflexões fecundas promovendo perspectivas atuaisde alfabetização para a infância, trazendo e sugerindo propostas para uma educação permanente e continuada de professores também, partindo de vivencias concretas em algumas escolas públicas com as quais o Pibid-Pedagogia atua e convive em parceria com o Centro de Investigação da Infância, Ética e Educação em Direitos Humanos (CRIETHUS), vinculado ao grupo de pesquisa e epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas da Faced-Ufba.
Palabras clave : Alfabetização
Crianças
Letramento
Cidadania
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : EDUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16808
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Outros (EDUFBA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alfabetizacao para a infancia.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.