Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.date.accessioned2014-12-15T20:38:17Z-
dc.date.available2014-12-15T20:38:17Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.isbn978-85-232-0741-0-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16808-
dc.descriptionImpresso em formato: 20x21cm Tiragem: 500 exemplares. 144p.pt_BR
dc.description.abstractEste livro, organizado pela professora Ana Katia Alves dos Santos, coordenadora do Programa Pibid-Pedagogia, com a colaboração da professora Alessandra Assis, Coordenadora Institucional do Pibid-Ufba, apresenta reflexões e vivencias atuais sobre uma temática urgente. O tema dos primórdios da educação, ora denominada alfabetização, ora letramento que envolve questões emergentes e comprometidas com o a formação de professores e a inclusão como acesso a uma cidadania plena é recorrente em todas as linhas, em todas as páginas. É com imensa satisfação que nos congratulamos com a magnitude deste singular Programa que, de forma agregadora, reúne e motiva entusiasticamente profissionais dos cursos de Pedagogia e educadores e gestores de Escolas Públicas. Nossa preocupação surge como apelo urgente, das vozes de uma população analfabeta que ecoam na nossa consciência e clamam silenciosa e insistentemente neste nosso contexto, neste nosso lugar, paradoxalmente tão esplendoroso e magnífico e tão carente ao mesmo tempo. Como é possível a coexistência de tantos seres humanos que não tem acesso a formas de cidadania plena e de participação que somente podem ser alcançadas através de uma alfabetização com outros “seres humanos” – será mesmo? – que tem acesso a tantas tecnologias da informação e comunicação? É preciso rever e promover uma conversão do olhar sobre estas formas de exclusão e negação da cidadania. Esta coletânea é o inicio de um esforço pertinaz que acreditamos, sem sombra de dúvida, oportunizará reflexões fecundas promovendo perspectivas atuaisde alfabetização para a infância, trazendo e sugerindo propostas para uma educação permanente e continuada de professores também, partindo de vivencias concretas em algumas escolas públicas com as quais o Pibid-Pedagogia atua e convive em parceria com o Centro de Investigação da Infância, Ética e Educação em Direitos Humanos (CRIETHUS), vinculado ao grupo de pesquisa e epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas da Faced-Ufba.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAlfabetização para a infância: perspectivas contemporâneaspt_BR
dc.typeLivroen
dc.typeLivropt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Outros (EDUFBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacao para a infancia.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.