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metadata.dc.type: Dissertação
Título : O REUNI e o sentido de interdisciplinaridade na universidade: formação e seleção docente
Autor : Ferreira, Ícaro Argolo
metadata.dc.creator: Ferreira, Ícaro Argolo
Resumen : A presente dissertação tem como objetivo central apontar a relação entre a estrutura legal dos processos de seleção na atualidade com o afastamento da interdisciplinaridade no perfil do docente. Observou-se a necessidade de redimensionar o processo de seleção destes docentes, resgatando o papel da aprendizagem como construção e reconstrução do conhecimento, articulando-se diretamente com as reflexões atuais acerca da reestruturação universitária. Verificando, neste contexto, a importância da desconstrução do modelo tradicional de seleção, que desconsidera as habilidades e atitudes do docente enquanto parte de sua competência, para adotar uma metodologia que permite a averiguação de tais aspectos, essenciais ao contexto contemporâneo. Para possibilitar responder adequadamente aos objetivos dessa pesquisa, utilizou-se o nível de abordagem exploratório-descritiva. Tratou-se da análise temática. Selecionou-se os principais tópicos que interagiam com o tema principal para a partir da correlação destes e da sua interação com os dados coletados se pudesse inferir resultados através de uma análise qualitativa. O trabalho concluiu que a seleção docente que considere o perfil contemporâneo do profissional permite a abordagem sistêmica da interdisciplinaridade, o desenvolvimento a partir dos bacharelados, das capacidades para dirigir seu próprio destino e contribuir com a comunidade em igualdade de condições. Assim sendo, considera-se o trabalho em equipe como uma forma de desenvolver esse processo de maneira horizontal e através da formação multifuncional. Nesse sentido, na medida em que se caminha para o inverso, mantendo a estrutura clássica de seleção, sem considerar os aspectos comportamentais do docente e a estrutura curricular embasada na interdisciplinaridade, o modelo político legal que sustenta a instituição reduz o alcance da valorização plena dos bacharelados interdisciplinares.
Palabras clave : Universidade
Interdisciplinaridade
Seleção Docente
metadata.dc.subject.cnpq: Interdisciplinar
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: IHAC
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16632
Fecha de publicación : 18-nov-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)



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