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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Boccia, Leonardo Vincenzo | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ícaro Argolo | - |
dc.creator | Ferreira, Ícaro Argolo | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-18T21:54:43Z | - |
dc.date.available | 2014-11-18T21:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-18 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16632 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo central apontar a relação entre a estrutura legal dos processos de seleção na atualidade com o afastamento da interdisciplinaridade no perfil do docente. Observou-se a necessidade de redimensionar o processo de seleção destes docentes, resgatando o papel da aprendizagem como construção e reconstrução do conhecimento, articulando-se diretamente com as reflexões atuais acerca da reestruturação universitária. Verificando, neste contexto, a importância da desconstrução do modelo tradicional de seleção, que desconsidera as habilidades e atitudes do docente enquanto parte de sua competência, para adotar uma metodologia que permite a averiguação de tais aspectos, essenciais ao contexto contemporâneo. Para possibilitar responder adequadamente aos objetivos dessa pesquisa, utilizou-se o nível de abordagem exploratório-descritiva. Tratou-se da análise temática. Selecionou-se os principais tópicos que interagiam com o tema principal para a partir da correlação destes e da sua interação com os dados coletados se pudesse inferir resultados através de uma análise qualitativa. O trabalho concluiu que a seleção docente que considere o perfil contemporâneo do profissional permite a abordagem sistêmica da interdisciplinaridade, o desenvolvimento a partir dos bacharelados, das capacidades para dirigir seu próprio destino e contribuir com a comunidade em igualdade de condições. Assim sendo, considera-se o trabalho em equipe como uma forma de desenvolver esse processo de maneira horizontal e através da formação multifuncional. Nesse sentido, na medida em que se caminha para o inverso, mantendo a estrutura clássica de seleção, sem considerar os aspectos comportamentais do docente e a estrutura curricular embasada na interdisciplinaridade, o modelo político legal que sustenta a instituição reduz o alcance da valorização plena dos bacharelados interdisciplinares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Seleção Docente | pt_BR |
dc.title | O REUNI e o sentido de interdisciplinaridade na universidade: formação e seleção docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida Filho, Naomar Monteiro de | - |
dc.contributor.referees | Orlando, Cláudio | - |
dc.contributor.referees | Soares, Arnaud | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Sabtos - IHAC | pt_BR |
dc.publisher.program | Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IHAC | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO O REUNI E O SENTIDO DE INTERDISCIPLINARIDADE NA UNIVERSIDADE_FORMAÇÃO E SELEÇÃO DOCENTE.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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