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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoccia, Leonardo Vincenzo-
dc.contributor.authorFerreira, Ícaro Argolo-
dc.creatorFerreira, Ícaro Argolo-
dc.date.accessioned2014-11-18T21:54:43Z-
dc.date.available2014-11-18T21:54:43Z-
dc.date.issued2014-11-18-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16632-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo central apontar a relação entre a estrutura legal dos processos de seleção na atualidade com o afastamento da interdisciplinaridade no perfil do docente. Observou-se a necessidade de redimensionar o processo de seleção destes docentes, resgatando o papel da aprendizagem como construção e reconstrução do conhecimento, articulando-se diretamente com as reflexões atuais acerca da reestruturação universitária. Verificando, neste contexto, a importância da desconstrução do modelo tradicional de seleção, que desconsidera as habilidades e atitudes do docente enquanto parte de sua competência, para adotar uma metodologia que permite a averiguação de tais aspectos, essenciais ao contexto contemporâneo. Para possibilitar responder adequadamente aos objetivos dessa pesquisa, utilizou-se o nível de abordagem exploratório-descritiva. Tratou-se da análise temática. Selecionou-se os principais tópicos que interagiam com o tema principal para a partir da correlação destes e da sua interação com os dados coletados se pudesse inferir resultados através de uma análise qualitativa. O trabalho concluiu que a seleção docente que considere o perfil contemporâneo do profissional permite a abordagem sistêmica da interdisciplinaridade, o desenvolvimento a partir dos bacharelados, das capacidades para dirigir seu próprio destino e contribuir com a comunidade em igualdade de condições. Assim sendo, considera-se o trabalho em equipe como uma forma de desenvolver esse processo de maneira horizontal e através da formação multifuncional. Nesse sentido, na medida em que se caminha para o inverso, mantendo a estrutura clássica de seleção, sem considerar os aspectos comportamentais do docente e a estrutura curricular embasada na interdisciplinaridade, o modelo político legal que sustenta a instituição reduz o alcance da valorização plena dos bacharelados interdisciplinares.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSeleção Docentept_BR
dc.titleO REUNI e o sentido de interdisciplinaridade na universidade: formação e seleção docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.refereesOrlando, Cláudio-
dc.contributor.refereesSoares, Arnaud-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Sabtos - IHACpt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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