Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15356
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ciclo de vida e influência do tempo de vida útil dos postes de madeira e de concreto do sistema de distribuição de energia elétrica
Autor(es): Souza, Hugo Henrique de Simone
Autor(es): Souza, Hugo Henrique de Simone
Abstract: É necessário quantificar os impactos ambientais de diversos produtos e serviços para comparar alternativas e escolher aquela menos prejudicial ao meio ambiente. Para isso, destaca-se o instrumento de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O objetivo deste trabalho foi analisar os potenciais impactos ambientais dos postes de madeira e de concreto do sistema de distribuição de energia elétrica considerando a variação do tempo de vida útil que estas estruturas estão sujeitas. A estimativa do tempo de vida útil foi realizada pelo método fatorial, de modo que foram identificados diversos fatores com potencial de influenciar a durabilidade dos postes. A ACV foi aplicada a partir do software Simapro, considerando todo o ciclo de vida dos postes, desde a extração de matérias primas até a disposição final. Para o inventário do ciclo de vida, foram considerados dados primários e secundários. Foi realizada a avaliação de impactos ambientais a partir dos métodos CML 2001 e ReCiPe midpoint. O estudo contou com a análise de incerteza através do método de Monte Carlo. Basicamente, os postes de madeira apresentaram menor potencial de impacto ambiental em relação aos postes de concreto para as categorias de acidificação, eutrofização, aquecimento global, depleção abiótica, ocupação urbana da terra, ecotoxicidade marinha e de água doce. Já para as categorias de ecotoxicidade terrestre, toxicidade humana e ocupação agrícola da terra este quadro se inverte. Foi realizada uma análise de sensibilidade com o propósito de verificar possíveis reduções nos impactos ambientais. Essa pesquisa contribuiu para alertar que a definição do valor de vida útil para determinados produtos, como os postes, pode influenciar os resultados da ACV. Ainda, quanto maior o tempo de vida útil, menor deve ser a carga ambiental do produto, afinal menos recursos serão necessários para substituí-lo. Os postes para suporte de redes aéreas são amplamente utilizados em todo o mundo, portanto, qualquer redução dos impactos ambientais gerados por estas estruturas pode trazer benefícios globais.
Palavras-chave: Engenharia de estruturas
Postes de concreto
Impacto ambiental - Avaliação
Ciclo de vida do produto
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15356
Data do documento: 30-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (MAASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Hugo Henrique de Simone Souza.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.