Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15232
Tipo: Dissertação
Título: Letramento digital em contexto de formação de professores: o curso de pedagogia da FACED/UFBA
Autor(es): Oliveira, Marildes Caldeira de
Autor(es): Oliveira, Marildes Caldeira de
Abstract: Esta dissertação busca identificar e analisar como o letramento digital está presente na formação de professores no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Hoje, é quase impossível haver um campo de atuação em que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) não estejam presentes, redefinindo comportamentos, conceitos e valores. Vive-se em meio a novas modalidades de práticas sociais de leitura e escrita que revelam ser imprescindível o desenvolvimento de habilidades técnicas, motoras e cognitivas para além do impresso. É essencial, portanto, analisar a formação de professores no campo do letramento digital, visto serem eles importantes agentes nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como principais objetivos investigar quais eventos de letramento digital são trabalhados no curso de Pedagogia da FACED/UFBA e compreender as concepções acerca do letramento digital que norteiam as práticas formativas dos professores. O estudo de caso apresentou-se como a metodologia mais adequada para este trabalho. Como instrumentos da pesquisa foram feitas entrevistas com nove sujeitos - seis professores e três ex-coordenadoras do curso -, além de análise documental referente ao currículo, planos de disciplinas e leis que regulamentam o curso de Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que o e-mail é o ambiente online mais utilizado no âmbito do curso, evidenciando, portanto, a presença restrita do trabalho com o letramento digital. Destaca-se que a maioria dos professores mantêm certa relação com as tecnologias da informação e comunicação, mas não conseguem integrá-las às práticas pedagógicas
ABSTRACT The aim of this dissertation is to analyse the way in which digital literacy is present in the training of teachers on the pedagogy courses at the Faculty of Education at the Federal University of Bahia (FACED/UFBA). Nowadays it almost impossible to find an area of work in which IT is not present, redefining behaviours, concepts and values. We are using types of reading and writing for which it is essential to develop technical, motor and cognitive skills beyond those needed for the printed word. This means that it is important to analyse the training of teachers in digital literacy as they are important agents in the processes of teaching and learning. The research investigates the digital literacy interventions in the training of teachers on the pedagogy course at FACED/UFBA and attempts to understand the notions of digital literacy that guide the training of teachers. A case study was used with interviews with 9 people, 6 university lecturers and 3 ex coordinators of the pedagogy course, and document analysis of the curriculum, syllabus and the rules and regulations that prevail on pedagogy courses in Brazil. The results demonstrate that e-mail is the main online environment used on the course, therefore demonstrating a scarcity of work on digital literacy. Most of the teaching staff have a contact with IT, however, they are unable to integrate it into pedagogical practices.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Formação inicial de professores
Tecnologia da informação
Letramento digital
Professores – efeito das inovações tecnológicas
Information technology and Communication
Digital literacy
Initial teacher training
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15232
Data do documento: 17-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marildes_textodissertacao_VERSAOFINAL.pdfArtigo Principal906,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.