Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorOliveira, Marildes Caldeira de-
dc.creatorOliveira, Marildes Caldeira de-
dc.date.accessioned2014-07-17T19:37:38Z-
dc.date.available2014-07-17T19:37:38Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.date.submitted2013-06-13-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15232-
dc.description.abstractEsta dissertação busca identificar e analisar como o letramento digital está presente na formação de professores no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Hoje, é quase impossível haver um campo de atuação em que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) não estejam presentes, redefinindo comportamentos, conceitos e valores. Vive-se em meio a novas modalidades de práticas sociais de leitura e escrita que revelam ser imprescindível o desenvolvimento de habilidades técnicas, motoras e cognitivas para além do impresso. É essencial, portanto, analisar a formação de professores no campo do letramento digital, visto serem eles importantes agentes nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como principais objetivos investigar quais eventos de letramento digital são trabalhados no curso de Pedagogia da FACED/UFBA e compreender as concepções acerca do letramento digital que norteiam as práticas formativas dos professores. O estudo de caso apresentou-se como a metodologia mais adequada para este trabalho. Como instrumentos da pesquisa foram feitas entrevistas com nove sujeitos - seis professores e três ex-coordenadoras do curso -, além de análise documental referente ao currículo, planos de disciplinas e leis que regulamentam o curso de Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que o e-mail é o ambiente online mais utilizado no âmbito do curso, evidenciando, portanto, a presença restrita do trabalho com o letramento digital. Destaca-se que a maioria dos professores mantêm certa relação com as tecnologias da informação e comunicação, mas não conseguem integrá-las às práticas pedagógicaspt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this dissertation is to analyse the way in which digital literacy is present in the training of teachers on the pedagogy courses at the Faculty of Education at the Federal University of Bahia (FACED/UFBA). Nowadays it almost impossible to find an area of work in which IT is not present, redefining behaviours, concepts and values. We are using types of reading and writing for which it is essential to develop technical, motor and cognitive skills beyond those needed for the printed word. This means that it is important to analyse the training of teachers in digital literacy as they are important agents in the processes of teaching and learning. The research investigates the digital literacy interventions in the training of teachers on the pedagogy course at FACED/UFBA and attempts to understand the notions of digital literacy that guide the training of teachers. A case study was used with interviews with 9 people, 6 university lecturers and 3 ex coordinators of the pedagogy course, and document analysis of the curriculum, syllabus and the rules and regulations that prevail on pedagogy courses in Brazil. The results demonstrate that e-mail is the main online environment used on the course, therefore demonstrating a scarcity of work on digital literacy. Most of the teaching staff have a contact with IT, however, they are unable to integrate it into pedagogical practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectProfessores – efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInformation technology and Communicationpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.titleLetramento digital em contexto de formação de professores: o curso de pedagogia da FACED/UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesRibeiro, Ana Elisa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marildes_textodissertacao_VERSAOFINAL.pdfArtigo Principal906,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.