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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14364
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A trajetória acadêmica e o perfil dos estudantes da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de alta demanda, pós-sistema de cotas |
Autor : | Santo, Ana Cristina do Espírito |
metadata.dc.creator: | Santo, Ana Cristina do Espírito |
Resumen : | Esta dissertação traz considerações sobre a trajetória de estudantes na educação superior, após a adoção da reserva de vagas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a sanção da Lei nº 12.711/12 que reserva 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio, em escolas públicas e estabelece critérios complementares de renda familiar e étnico-raciais. Estas mudanças, no âmbito legal, resultam da longa trajetória de reinvindicações dos movimentos sociais em prol da democratização da educação superior, contribuindo para redução das desigualdades históricas e apontando a educação como um direito de todos. As políticas de ações afirmativas adotadas nas universidades públicas brasileiras alteram o cenário de acesso à educação superior de qualidade, interrompendo a destinação da universidade como espaço exclusivo de reprodução das elites. O trabalho dá relevo a descrição do perfil e da trajetória acadêmica do novo público, no intuito de fornecer subsídios para elaboração e gestão de políticas que fomentem a permanência e a conclusão com sucesso, no ensino superior. O diferencial deste estudo está na desagregação da categoria de estudantes cotistas com o objetivo de identificar as principais características dos grupos priorizados pela UFBA. A partir das informações coletados dos sistemas corporativos da instituição foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva-exploratória, em um universo de 847 estudantes, ingressos via vestibular, em 2006, nos dois cursos de graduação mais concorridos de cada um dos cinco grupos de cursos da instituição, com o objetivo de descrever a demanda, oferta, acesso e perfil dos estudantes e analisar a trajetória acadêmica. No universo da pesquisa, destacam-se os seguintes resultados: 71,5% da população concluiu com sucesso os cursos selecionados, 12,4% ainda permanecem ativos e 16,1% abandonaram seus cursos. Identificamos um percentual maior de estudantes não cotistas e do sexo feminino na categoria dos graduados; a maior tendência de evasão foi percebida na categoria que prioriza estudantes indiodescendentes, egressos do ensino público. |
Palabras clave : | Universidade Democratização Ações Afirmativas Categorias de Reserva de Vagas Perfil de estudantes Educação Superior |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Superior |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14364 |
Fecha de publicación : | 16-ene-2014 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGEISU) |
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