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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.authorSanto, Ana Cristina do Espírito-
dc.creatorSanto, Ana Cristina do Espírito-
dc.date.accessioned2014-01-16T11:36:05Z-
dc.date.available2014-01-16T11:36:05Z-
dc.date.issued2014-01-16-
dc.date.submitted2013-10-28-
dc.identifier.other378(813.8)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14364-
dc.description.abstractEsta dissertação traz considerações sobre a trajetória de estudantes na educação superior, após a adoção da reserva de vagas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a sanção da Lei nº 12.711/12 que reserva 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio, em escolas públicas e estabelece critérios complementares de renda familiar e étnico-raciais. Estas mudanças, no âmbito legal, resultam da longa trajetória de reinvindicações dos movimentos sociais em prol da democratização da educação superior, contribuindo para redução das desigualdades históricas e apontando a educação como um direito de todos. As políticas de ações afirmativas adotadas nas universidades públicas brasileiras alteram o cenário de acesso à educação superior de qualidade, interrompendo a destinação da universidade como espaço exclusivo de reprodução das elites. O trabalho dá relevo a descrição do perfil e da trajetória acadêmica do novo público, no intuito de fornecer subsídios para elaboração e gestão de políticas que fomentem a permanência e a conclusão com sucesso, no ensino superior. O diferencial deste estudo está na desagregação da categoria de estudantes cotistas com o objetivo de identificar as principais características dos grupos priorizados pela UFBA. A partir das informações coletados dos sistemas corporativos da instituição foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva-exploratória, em um universo de 847 estudantes, ingressos via vestibular, em 2006, nos dois cursos de graduação mais concorridos de cada um dos cinco grupos de cursos da instituição, com o objetivo de descrever a demanda, oferta, acesso e perfil dos estudantes e analisar a trajetória acadêmica. No universo da pesquisa, destacam-se os seguintes resultados: 71,5% da população concluiu com sucesso os cursos selecionados, 12,4% ainda permanecem ativos e 16,1% abandonaram seus cursos. Identificamos um percentual maior de estudantes não cotistas e do sexo feminino na categoria dos graduados; a maior tendência de evasão foi percebida na categoria que prioriza estudantes indiodescendentes, egressos do ensino público.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectCategorias de Reserva de Vagaspt_BR
dc.subjectPerfil de estudantespt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleA trajetória acadêmica e o perfil dos estudantes da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de alta demanda, pós-sistema de cotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.refereesGarrido, Edleusa Nery-
dc.contributor.refereesJesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.refereesHeringer, Rosana Rodrigues-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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