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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Georgina Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Santo, Ana Cristina do Espírito | - |
dc.creator | Santo, Ana Cristina do Espírito | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-16T11:36:05Z | - |
dc.date.available | 2014-01-16T11:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2013-10-28 | - |
dc.identifier.other | 378(813.8) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14364 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação traz considerações sobre a trajetória de estudantes na educação superior, após a adoção da reserva de vagas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a sanção da Lei nº 12.711/12 que reserva 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio, em escolas públicas e estabelece critérios complementares de renda familiar e étnico-raciais. Estas mudanças, no âmbito legal, resultam da longa trajetória de reinvindicações dos movimentos sociais em prol da democratização da educação superior, contribuindo para redução das desigualdades históricas e apontando a educação como um direito de todos. As políticas de ações afirmativas adotadas nas universidades públicas brasileiras alteram o cenário de acesso à educação superior de qualidade, interrompendo a destinação da universidade como espaço exclusivo de reprodução das elites. O trabalho dá relevo a descrição do perfil e da trajetória acadêmica do novo público, no intuito de fornecer subsídios para elaboração e gestão de políticas que fomentem a permanência e a conclusão com sucesso, no ensino superior. O diferencial deste estudo está na desagregação da categoria de estudantes cotistas com o objetivo de identificar as principais características dos grupos priorizados pela UFBA. A partir das informações coletados dos sistemas corporativos da instituição foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva-exploratória, em um universo de 847 estudantes, ingressos via vestibular, em 2006, nos dois cursos de graduação mais concorridos de cada um dos cinco grupos de cursos da instituição, com o objetivo de descrever a demanda, oferta, acesso e perfil dos estudantes e analisar a trajetória acadêmica. No universo da pesquisa, destacam-se os seguintes resultados: 71,5% da população concluiu com sucesso os cursos selecionados, 12,4% ainda permanecem ativos e 16,1% abandonaram seus cursos. Identificamos um percentual maior de estudantes não cotistas e do sexo feminino na categoria dos graduados; a maior tendência de evasão foi percebida na categoria que prioriza estudantes indiodescendentes, egressos do ensino público. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Ações Afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Categorias de Reserva de Vagas | pt_BR |
dc.subject | Perfil de estudantes | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.title | A trajetória acadêmica e o perfil dos estudantes da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de alta demanda, pós-sistema de cotas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sampaio, Sônia Maria Rocha | - |
dc.contributor.referees | Garrido, Edleusa Nery | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de | - |
dc.contributor.referees | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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