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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Propaganda negativa: ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002
Otros títulos : Opinião Pública
Autor : Lourenço, Luiz Claudio
metadata.dc.creator: Lourenço, Luiz Claudio
Resumen : O presente artigo trata de um objeto de pesquisa muito comum na literatura estrangeira sobre Comunicação Política, mas ainda pouco estudado no Brasil: a propaganda negativa (negative ads). Caracterizada normalmente por ataques aos adversários, a utilização de propaganda negativa não representa novidade em eleições majoritárias no Brasil. Contudo, seu estudo retórico e a observação de sua repercussão junto ao eleitor ainda permanecem muito pouco estudados em nosso país. Nossa contribuição aqui é justamente fazer essas análises com base nas eleições presidenciais de 2002, marcadamente um dos pleitos presidenciais recentes que mais veicularam propaganda negativa. Este artigo se divide em 5 partes: 1 - um breve histórico do que é a propaganda negativa; 2 - os fatores que contribuíram para a veiculação da propaganda negativa em 2002; 3 - a repercussão na mídia da propaganda negativa em 2002; 4 - a análise retórica da propaganda negativa e 5 - a repercussão da propaganda negativa junto ao eleitor comum.
Palabras clave : Eleição presidencial
Propaganda negativa
Campanha eleitoral
Decisão do voto
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13472
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGCS)

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