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dc.contributor.authorLourenço, Luiz Claudio-
dc.creatorLourenço, Luiz Claudio-
dc.date.accessioned2013-11-01T11:48:53Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0104-6276-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13472-
dc.descriptionTexto completo: acesso restrito. p. 133-158pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata de um objeto de pesquisa muito comum na literatura estrangeira sobre Comunicação Política, mas ainda pouco estudado no Brasil: a propaganda negativa (negative ads). Caracterizada normalmente por ataques aos adversários, a utilização de propaganda negativa não representa novidade em eleições majoritárias no Brasil. Contudo, seu estudo retórico e a observação de sua repercussão junto ao eleitor ainda permanecem muito pouco estudados em nosso país. Nossa contribuição aqui é justamente fazer essas análises com base nas eleições presidenciais de 2002, marcadamente um dos pleitos presidenciais recentes que mais veicularam propaganda negativa. Este artigo se divide em 5 partes: 1 - um breve histórico do que é a propaganda negativa; 2 - os fatores que contribuíram para a veiculação da propaganda negativa em 2002; 3 - a repercussão na mídia da propaganda negativa em 2002; 4 - a análise retórica da propaganda negativa e 5 - a repercussão da propaganda negativa junto ao eleitor comum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762009000100006pt_BR
dc.subjectEleição presidencialpt_BR
dc.subjectPropaganda negativapt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectDecisão do votopt_BR
dc.titlePropaganda negativa: ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002pt_BR
dc.title.alternativeOpinião Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 15, n. 1pt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
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