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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42775
metadata.dc.type: Outros
Título : Fundamentos pedagógicos para inclusão de estudantes surdos: uma proposta de formação básica em estudos surdos
metadata.dc.creator: Ramos, Marinete dos Reis
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. O projeto tem como objetivo principal propor estratégias pedagógicas mais acessíveis e inclusivas para o ensino-aprendizagem de estudantes surdos. A partir das experiências vivenciadas em sala de aula, nas observações e das demandas identificadas resultantes das entrevistas, foi elaborada uma Produção Técnica-Tecnológica (PTT) inovadora: a criação de uma sala online, com uma formação continuada em EAD, gratuita, com carga horária de 15 horas e disponibilizada na plataforma Moodle. Esse material foi elaborado para apoiar os profissionais da educação no uso de recursos visuais, respeitando a modalidade visual-espacial dos estudantes surdos e promovendo práticas pedagógicas mais alinhadas às suas necessidades específicas. O curso, além de abordar temas fundamentais como cultura surda, língua de sinais e metodologias inclusivas, inclui conteúdos básicos sobre Língua Brasileira de Sinai (Libras) e estratégias pedagógicas práticas. Também oferece materiais didáticos diversificados e ferramentas práticas que podem ser adaptadas ao cotidiano escolar. A PTT reflete a preocupação em promover a inclusão efetiva e valorizar as interações no ambiente educacional, fortalecendo a construção de uma escola mais acessível e acolhedora para todos.
Resumen : This work presents the Intervention Project (IP) developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education, linked to the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations. The main objective of the project is to propose more accessible and inclusive pedagogical strategies for the teaching and learning of deaf students. Based on classroom experiences, observations, and demands identified through interviews, an innovative Technical-Technological Product (TTP) was developed: the creation of an online course, offered as a free 15-hour continuing education program in a distance learning (EAD) format, hosted on the Moodle platform. This material was designed to support education professionals in the use of visual resources, respecting the visual-spatial learning modality of deaf students and promoting pedagogical practices more aligned with their specific needs. In addition to covering essential topics such as Deaf culture, sign language, and inclusive methodologies, the course includes basic content on Brazilian Sign Language (Libras) and practical pedagogical strategies. It also offers a variety of didactic materials and practical tools that can be adapted to the school context. The TTP reflects a strong commitment to fostering effective inclusion and valuing interaction within the educational environment, contributing to the development of a more accessible and welcoming school for all.
Palabras clave : Formação continuada
Libras
Inclusão escolar
Materiais Adaptados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42775
Fecha de publicación : 2025
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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