Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41589
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Inclusão e suporte a estudantes autistas na Universidade Federal da Bahia: políticas institucionais, percepções dos(as) discentes e desafio
Otros títulos : Inclusion and support for sutistic students at the Federal University of Bahia: institutional policies, student perceptions, and challenges
metadata.dc.creator: Bastos, Radir Fachineti Ribeiro,
metadata.dc.contributor.advisor1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Uzêda, Sheila de Quadros,
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Taiane Abreu,
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de,
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga as estratégias de inclusão adotadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para estudantes autistas, com foco na atuação do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) e nas demandas apresentadas pelo Coletivo Autista da UFBA (CAUFBA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas para compreender os desafios enfrentados pelos discentes autistas e as lacunas existentes nas políticas institucionais. Os resultados destacam a urgência de capacitação docente, adaptações pedagógicas e melhorias estruturais. Apesar das limitações do NAPE, foram identificadas iniciativas promissoras, como webinários de conscientização, como o 1º Webnário Educação Superior Inclusiva (WESI). A pesquisa conclui que é essencial fortalecer a articulação entre o CAUFBA, o NAPE e os setores institucionais, visando promover uma universidade mais inclusiva e equitativa.
Palabras clave : Educação Superior
Inclusão
Autismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41589
Fecha de publicación : 7-feb-2025
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Radir- TCC-versão-Final.pdfTCC - Radir5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.