Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41589
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inclusão e suporte a estudantes autistas na Universidade Federal da Bahia: políticas institucionais, percepções dos(as) discentes e desafio
Other Titles: Inclusion and support for sutistic students at the Federal University of Bahia: institutional policies, student perceptions, and challenges
metadata.dc.creator: Bastos, Radir Fachineti Ribeiro,
metadata.dc.contributor.advisor1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Uzêda, Sheila de Quadros,
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Taiane Abreu,
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de,
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga as estratégias de inclusão adotadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para estudantes autistas, com foco na atuação do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) e nas demandas apresentadas pelo Coletivo Autista da UFBA (CAUFBA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas para compreender os desafios enfrentados pelos discentes autistas e as lacunas existentes nas políticas institucionais. Os resultados destacam a urgência de capacitação docente, adaptações pedagógicas e melhorias estruturais. Apesar das limitações do NAPE, foram identificadas iniciativas promissoras, como webinários de conscientização, como o 1º Webnário Educação Superior Inclusiva (WESI). A pesquisa conclui que é essencial fortalecer a articulação entre o CAUFBA, o NAPE e os setores institucionais, visando promover uma universidade mais inclusiva e equitativa.
Keywords: Educação Superior
Inclusão
Autismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41589
Issue Date: 7-Feb-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radir- TCC-versão-Final.pdfTCC - Radir5,45 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.