Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica
Otros títulos : Child development from a socio-historic perspective
metadata.dc.creator: Andrade, Juliana Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cleverson Suzart
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia visa indagar sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva sócio histórica. O objetivo deste trabalho é trazer à tona uma reflexão a respeito do referido tema, bem como analisar as implicações deste conhecimento no fazer pedagógico. Inicialmente o caminho delineado foi o de pontuar sobre a concepção do desenvolvimento infantil de alguns pressupostos teóricos, a saber: Piaget, Wallon e Vygotsky. Além disso, estabelecer uma análise crítica dessas abordagens. Optei por dialogar com a perspectiva do desenvolvimento sócio histórico partindo da metodologia materialista histórica dialética para analisar as teorias sobre o desenvolvimento humano, conforme apontado por Frigotto. Desta forma enfatizarei os estudos empreendidos por Vygotsky, especificamente em três obras: Formação Social da Mente; Pensamento e Linguagem e o Desenvolvimento Psicológico na Infância. Cabe ressaltar que este trabalho monográfico é de cunho eminentemente teórico.
Resumen : A monographic visa on child development from the main perspective. The present work is to draw the tone one reflection on the theme, and such as theised of knowledge in pedagogical doing. Initially, the outline was a reference point on the infantile design of some theoretical assumptions, a saber: Piaget, Wallon and Vygotsky. In addition, access to criticism is the same. I chose to dialogue with a perspective for the analysis of the theories on human development, as pointed out by Frigotto. In this way, the studies developed by Vygotsky, applied in three works: Social Formation of the Mind; Thought and Language and Psychological Development in Childhood. It should beemphasized that this work is monographic ally eminently theoretical.
Palabras clave : Educação
Desenvolvimento
Infância
Sociointeracionismo
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citación : ABNT
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567
Fecha de publicación : 9-ago-2005
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia_2005.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons