Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Juliana Santos-
dc.date.accessioned2023-11-30T08:31:16Z-
dc.date.available2023-11-30T08:31:16Z-
dc.date.issued2005-08-09-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567-
dc.description.abstractA monographic visa on child development from the main perspective. The present work is to draw the tone one reflection on the theme, and such as theised of knowledge in pedagogical doing. Initially, the outline was a reference point on the infantile design of some theoretical assumptions, a saber: Piaget, Wallon and Vygotsky. In addition, access to criticism is the same. I chose to dialogue with a perspective for the analysis of the theories on human development, as pointed out by Frigotto. In this way, the studies developed by Vygotsky, applied in three works: Social Formation of the Mind; Thought and Language and Psychological Development in Childhood. It should beemphasized that this work is monographic ally eminently theoretical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subject.otherEducation;pt_BR
dc.subject.otherDevelopment;pt_BR
dc.subject.otherChildhood;pt_BR
dc.subject.otherInteraction partner.pt_BR
dc.titleO desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-históricapt_BR
dc.title.alternativeChild development from a socio-historic perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cecília de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3506-8510pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631240054495428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395056636919631pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8225219862346307pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8135-3531pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5062099750053164pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia visa indagar sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva sócio histórica. O objetivo deste trabalho é trazer à tona uma reflexão a respeito do referido tema, bem como analisar as implicações deste conhecimento no fazer pedagógico. Inicialmente o caminho delineado foi o de pontuar sobre a concepção do desenvolvimento infantil de alguns pressupostos teóricos, a saber: Piaget, Wallon e Vygotsky. Além disso, estabelecer uma análise crítica dessas abordagens. Optei por dialogar com a perspectiva do desenvolvimento sócio histórico partindo da metodologia materialista histórica dialética para analisar as teorias sobre o desenvolvimento humano, conforme apontado por Frigotto. Desta forma enfatizarei os estudos empreendidos por Vygotsky, especificamente em três obras: Formação Social da Mente; Pensamento e Linguagem e o Desenvolvimento Psicológico na Infância. Cabe ressaltar que este trabalho monográfico é de cunho eminentemente teórico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Juliana Santos. O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica, Salvador-Ba. 2005. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade federal da Bahia, Salvador, 2005.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_2005.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons