Skip navigation
Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35223
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Costurando retalhos: intinerâncias em currículo e escritos de formação
metadata.dc.creator: Brito, Talia Lapa
metadata.dc.contributor.advisor1: Burnham, Teresinha Fróes
metadata.dc.contributor.referee1: Burnham, Teresinha Fróes
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee3: Rabêllo, Roberto Sanches
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como propósito refletir sobre currículo e formação, tecendo considerações acerca dos dois campos no transitar como estudante de Pedagogia, buscando mostrar o quanto estão imbricados e tem incontestável valor na responsabilidade social formativa e pedagógica bem como na organização e reorganização de conjuntos dos valores e ações protagonistas dos sujeitos. Através de um memorial, tomando de empréstimo vozes que embasam a narrativa, pretendeu iluminar e registrar as itinerâncias pessoais (e coletivas) construídas e ilustrar o potencial de uma educação estética ou do sensível para a formação do licenciando em Pedagogia, especialmente da autora, que traz à tona sua história entre os meandros da trilha percorrida nas especificidades e indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Do mesmo modo, este trabalho pretendeu introduzir uma discussão em torno da identidade/perfil do pedagogo frente às novas demandas e desafios, na natureza contingente e finita, porém aberta, de sua itinerância.
Resumen : The present work aimed to reflect on curriculum and training, weaving considerations about the two fields in transiting as a student of Pedagogy, seeking to show how much they are intertwined and have undeniable value in the formative and pedagogical social responsibility as well as in the organization and reorganization of sets of values ​​and protagonist actions of the subjects. Through of a memorial, borrowing voices that support the narrative, intended to illuminate and record the personal (and collective) itinerancies built and illustrate the potential of an aesthetic or sensitive education for the formation of the majoring in Pedagogy, especially from the author, who brings out her history between the intricacies of the path covered in the specificities and inseparability of the teaching, research and extension. Likewise, this work aimed to introduce a discussion around the pedagogue's identity/profile in the face of new demands and challenges, in the contingent and finite but open nature of its roaming.
Palabras clave : Currículo
Formação
Itinerâncias
Ensino
Pesquisa
Extensão
Memorial
metadata.dc.subject.cnpq: CIências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35223
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TALIA LAPA BRITO.pdf637,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.