Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29762
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecer para resistir: ações educativas na Ocupação Guerreira Maria Felipa para proposições de geração de renda
Autor(es): Conceição, Ludmila Regina Vale da
Autor(es): Conceição, Ludmila Regina Vale da
Abstract: O presente trabalho é o resultado da assistência técnica, desenvolvida nos anos de 2017 e 2018, como atuação prática que constitui o Curso de Especialização em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade – Residência AU+E/UFBA em sua terceira turma. Teve por objetivo promover a formação e capacitação dos moradores da Ocupação Guerreira Maria Felipa, a fim de desenvolver autonomia individual e coletiva, visando ampliar e garantir os direitos sociais e urbanos conforme preconiza a CF/1988 e o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), por meio da assistência técnica interdisciplinar como prescrito na Lei nº 11.888/2008. A Ocupação faz parte do núcleo Força e Luta do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), e fica localizada no bairro Jardim das Margaridas em Salvador, um bairro que se tornou zona urbana de Salvador a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) lei nº 7.400/2008. A equipe de trabalho composta por Engenheira Ambiental e Sanitarista, Assistente Social, Arquiteto Urbanista, Urbanista e Arquiteta Urbanista, agiu na Ocupação Guerreira Maria Felipa a partir de demandas apresentadas pelos moradores em um eixo coletivo, a Educação Não-Formal, subdividido em cinco individuais abraçados por cada residente, respectivamente, Saneamento Ambiental, Geração de trabalho e Renda, Regularização Fundiária, Questões Urbanas e Espaços Comuns. Este trabalho trata inicialmente dos aspectos trabalhados coletivamente, para em seguida abordar diagnósticos, objetivos e propostas do eixo geração de trabalho e renda. A metodologia fundamentou-se na participação comunitária, as principais atividades foram a elaboração do diagnóstico por meio de levantamento de dados primários, visitas de campo, oficinas, ações educativas, assim como, atividades lúdicas e práticas. A proposta de intervenção visa contemplar trabalhadores autônomos interessados em participar do espaço de formação a fim de potencializar as atividades desenvolvidas na Ocupação como forma de administrarem melhor o seu próprio negócio. Estes são divididos em vendedores, pedreiros e ajudantes, costureiras, artesãos, motoristas, jardineiro e catadores de resíduos recicláveis. Alguns deles exercem a função em ponto comercial dentro das suas casas a exemplo: bares, comércios gênero alimentícios e mercearias.
The present work is the result of technical assistance, developed in the years 2017 and 2018, as a practical action that constitutes the Specialization Course in Technical Assistance for Housing and the Right to the City - Residence AU + E / UFBA in its third class. The objective was to promote the training and qualification of the dwellers of the Warrior Maria Felipa Occupation, in order to develop individual and collective autonomy, aiming at broadening and guaranteeing social and urban rights as recommended by Federal Constitution of 1988 and Statute of the City (Law No. 10,257/2001), through interdisciplinary technical assistance as prescribed in Law No. 11888/2008. The Occupation is part of the core Strength and Struggle of the Homeless Movement of Bahia (MSTB) and is located in the neighborhood Jardim das Margaridas in Salvador, a neighborhood that became part of the urban zone of Salvador in the Urban Development Master Plan (PDDU) Law No. 7,400/2008. The work team composed of an Environmental and Sanitary Engineer, a Social Worker, an Urbanist Architect, an Urbanist and an Urbanistic Architect, acted in the Warrior Maria Felipa Occupation based on demands presented by the residents in a collective axis, Non-Formal Education, subdivided into five individual axis embraced by each resident, respectively, Environmental Sanitation, Generation of Work and Income, Land Regularization, Urban Issues and Common Spaces. This paper initially deals with aspects that have been worked on collectively, and then discusses diagnoses, objectives, and proposals of the Generation of Work and Income axis. The methodology was based on community participation, the main activities were the elaboration of the diagnosis through primary data collection, field visits, workshops, educational actions, as well as ludic and practical activities. The intervention proposal aims to include self-employed workers interested in participating in the space for training in order to enhance the activities developed in the Occupation as a way to better manage their own business. These are divided into sellers, bricklayer, seamstresses, artisans, drivers, gardeners and recyclable waste collectors. Some of them carry out the function in a commercial point within their houses for example: bars, snack stores and grocery stores.
Palavras-chave: Educação
Assistência técnica
Movimento
Sem Teto
Participação
Trabalho
Renda
Education
Technical assistance
Movement
Homeless
Participation
Work
Income
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29762
Data do documento: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade (AUE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludmila_trabalho_final.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ludmila_paineis.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.