Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18039
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Formação de professores: a prática de ensino no Curso de Licenciatura em Educação Física com base na concepção de formação omnilateral e da licenciatura ampliada |
Authors: | Rodrigues, Raquel Cruz Freire |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Raquel Cruz Freire |
Abstract: | A presente tese delimita a problemática em torno da formação de professores. Problematiza a
formação, considerando-a necessidade vital para a classe trabalhadora de existirem
professores em número suficiente e que estes professores sejam formados com uma
Consistente Base Teórica, para enfrentar a realidade educacional brasileira. A questão de
investigação foi formulada nos seguintes termos: A partir da concepção de formação humana
e da concepção de formação de professores fundamentada na omnilateralidade, quais os
elementos que permitem identificar possibilidades para alterar a organização do trabalho
pedagógico (objetivo/avaliação e conteúdo/método) do curso de formação de professores de
Educação Física da Universidade Federal da Bahia? A primeira hipótese é que para enfrentar
a contradição da falta de professores e do esvaziamento teórico na formação são necessárias
políticas de Estado e de Governo que apliquem recursos suficientes e mantenham programas
sistemáticos, permanentes e de longo alcance; a segunda hipótese é a de que a prática do
ensino se desenvolva com base na concepção omnilateral de formação humana e na
concepção de Licenciatura Ampliada, isto dificultado, pela hegemonia da lógica formal em
detrimento da concepção materialista histórica e dialética no trato com o conhecimento nos
cursos de formação de professores. Os objetivos apresentados na tese são: (a) tecer a crítica
aos rumos da formação humana no modo de produção capitalista em geral e na formação de
professores em especial, (b) analisar empiricamente possibilidades de alterações a partir da
organização do trabalho pedagógico orientando pela concepção omnilateral de formação e, (c)
expor os elementos que podem ser generalizados para outros cursos que demonstrarão que é
na escola atual que estão sendo levantadas as possibilidades fenomênicas e de essência para
alterar os rumos da formação de professores no Brasil através da Práxis que se caracteriza
utilitária ou revolucionária. Os dados empíricos sobre a Licenciatura Ampliada foram
coletados no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Bahia, visto
ser ele um curso que reestruturou o currículo de graduação, aprovado em 2010 e
implementado em 2011, com base na concepção de formação omnilateral. A análise dos
dados tratados através da análise dialética materialista nos permitiram corroborar as hipóteses,
identificando contradições e propondo superações. Os documentos analisados foram: o
Projeto Político Pedagógico do curso de Educação Física da Universidade Federal da Bahia, a
minuta do Eixo Práxis, os planejamentos das disciplinas Prática de Ensino I, II, III, IV e seus
respectivos relatórios e o instrumento para a coleta de dados – o diário de campo
sistematizado, para observar as mediações realizadas entre a proposta da reformulação
curricular e o trabalho pedagógico nas disciplinas Prática de Ensino. A tese demosntra que a
Consistente Base Teórica articulada a uma concepção de formação omnilateral, para formação
de professores em geral e, em especial, de Educação Física, passa pela consideração do mais
avançado em termos da teoria do conhecimento, a teoria marxista, a teoria pedagógica
histórico-crítica e a metodologia crítico-superadora. ABSTRACT This thesis defines the issues around teacher training. Discusses the formation, considering the vital need for the working class there are teachers in sufficient numbers and that these teachers are trained with a Consistent Theoretical basis, to face the Brazilian educational reality. The research question was formulated as follows: From the conception of human development and teacher training design based on the omnilaterality, what elements identifying possibilities to change the organization of the pedagogical work (objective / assessment and content / method ) the training course for physical education teachers at the Federal University of Bahia? The first hypothesis is that to face the contradiction of the lack of teachers and the theoretical emptying in training are required state and government policies applying sufficient resources and maintain systematic programs, permanent and far-reaching; the second hypothesis is that the practice of teaching is developed based on omnilateral conception of human development and design of Extended Degree, this hampered the hegemony of formal logic at the expense of historical materialist and dialectical approach to our knowledge in teacher training courses. The objectives presented in the thesis are: (a) weave the criticism of the course of human development in the capitalist mode of production in general and training in particular teachers, (b) empirically analyze changes of possibilities from the pedagogical work organization directing the omnilateral designing training, and (c) exposing the elements that can be generalized to other courses that demonstrate that it is in the current school being raised the phenomenal essence and possibilities to change the direction of teacher education in Brazil through praxis that characterized utilitarian or revolutionary. Empirical data on the Extended Degree were collected Course Degree in Education from the Federal University Bahia Physics, since he is a course that restructured the undergraduate curriculum, approved in 2010 and implemented in 2011, based on the design of omnilateral training. The analysis of the data processed through the dialectical materialist analysis allowed us to support the claims, identifying inconsistencies and proposing overruns. The documents analyzed were: the Pedagogical Political Project of the course of Physical Education, Federal University of Bahia, the draft Praxis Axis, the planning of the subjects Teaching Practice I, II, III, IV and their respective reports and the instrument for collection data - the field diary systematized, to observe the mediations held between the proposal of curriculum reform and pedagogical work in the subjects Teaching Practice. The thesis that the demosntra Consistent Base articulated Theory of a design omnilateral training to teachers in general education and, in particular, Physical Education, involves the consideration of the most advanced in terms of the theory of knowledge, Marxist theory, the theory historicalcritical pedagogical and critical-surpassing methodology |
Keywords: | Professores de educação física - Formação Educação física - Estudo e ensino (Superior) Pratica de ensino Socialismo e educação Physical education teachers - Training Physical education - Study and higher education Teaching practice Socialism and education |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e PósGraduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18039 |
Issue Date: | 27-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1-Tese de Doutorado.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.