Resumo:
Investigamos o funcionamento dos discursos veiculados pelo jornal Correio da Bahia, no
período de 1987 a 1994, enunciados por e sobre ACM com a intenção de construir a ideia de
uma história de amor entre o político e a Bahia e de associar a sua imagem a traços culturais
da narrativa da baianidade. O objeto da pesquisa se circunscreve em um período marcado
pela progressiva interseção entre os campos político e midiático, contexto no qual ACM
emerge como um político especialmente associado ao âmbito das comunicações, por ser o
proprietário da Rede Bahia e por utilizar, de forma estratégica, recursos simbólicos no sentido
de obter uma visibilidade favorável para a transformação da sua imagem pública e alcançar
projeção regional e nacional. Utilizamos como suporte teórico e metodológico a Análise do
Discurso, de orientação francesa (AD) e os Estudos Culturais (EC); por isso, estabelecemos
como um dos objetivos específicos tecer um quadro conceitual a partir da interseção entre
esses campos epistêmicos. Ademais, discutimos a narrativa da baianidade de acordo com os
seus signos emblemáticos e suas dimensões históricas e ideológicas e debatemos a imagem
pública como um dos aspectos relevantes advindos das relações entre a política, a mídia e a
cultura. Por fim, analisamos os enunciados presentes nas matérias que compõem o nosso
corpus a partir das noções de ethos discursivo, cenografia e demais conceitos correlatos