Repositorio Dspace

Aprendizagem Baseada em Repertório - ABR: Uma Proposta Metodológica para o Ensino da Regência no Curso de Licenciatura em Música

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Santana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de
dc.date.accessioned 2025-10-27T11:45:48Z
dc.date.available 2025-10-23
dc.date.available 2025-10-27T11:45:48Z
dc.date.issued 2025-03-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43308
dc.description.abstract This research investigated the Conducting Curriculum Course at the State University of Feira de Santana (UEFS), guided by the central question: How could the development of a methodology for conducting components in the Music Education degree at UEFS, using Repertoire-Based Learning (RBL), address formative deficits and fragmented knowledge? This study is important because of the need for a more integrated education that prepares students for the challenges of the music profession. The general objective was to propose a methodological approach to conducting components through Repertoire-Based Learning and its core concepts. The specific objectives included identifying the Musical and Non-Musical Knowledge involved in student training, applying the proposed approach in light of studies on Active Learning, and advocating for a conception of learning in which students are active agents in their education. Within this context, the research examined the educational landscape at UEFS, identifying existing pedagogical practices and the challenges faced by students and professors. The literature review was grounded in the theories of Alvim (2008) and Santos (2006) on Human Ecology and the Ecology of Knowledge, respectively, as well as Freire's (1970) concept of repertoire-based learning. Methodologically, the study employed a combination of Case Study and Descriptive Qualitative Approaches, utilizing interviews and questionnaires with faculty and students. The resulting methodological proposals include the development of a more flexible curriculum that integrates theory and practice. Ultimately, the research aims to contribute to the understanding of conducting education in Brazil, highlighting the need for innovation in pedagogical practices and continuous training that is adaptable to contemporary demands. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject regência pt_BR
dc.subject aprendizagem por repertório pt_BR
dc.subject licenciatura em música pt_BR
dc.subject ecologia dos sabereSs pt_BR
dc.subject.other conducting pt_BR
dc.subject.other repertoire-based learning pt_BR
dc.subject.other music education pt_BR
dc.subject.other ecology of knowledge pt_BR
dc.title Aprendizagem Baseada em Repertório - ABR: Uma Proposta Metodológica para o Ensino da Regência no Curso de Licenciatura em Música pt_BR
dc.title.alternative Repertoire-Based Learning - RBL: A Methodological Approach to Conducting Instruction in the Music Education degree at UEFS pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referees Barbosa, Joel Luis da Silva
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5651151782101591 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 Ferreira Filho, João Valter
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5651151782101591 pt_BR
dc.contributor.referee2 Ferreira Filho, João Valter
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 pt_BR
dc.contributor.referee3 Santos, Neide dos
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4439925616940877 pt_BR
dc.contributor.referee4 Garbuio, Rafael Luis
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/8326291087449214 pt_BR
dc.contributor.referee5 Silva, Vladimir Alexandro Pereira
dc.contributor.referee5Lattes http://lattes.cnpq.br/5912072788725094 pt_BR
dc.creator.Lattes https://lattes.cnpq.br/3596673555684433 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa investigou o Componente Curricular em Regência na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo como pergunta central: Como a elaboração de uma metodologia nos componentes de regência para o curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana utilizando a Aprendizagem Baseada em Repertório resolveria os déficits formativos e as fragmentações dos saberes? A justificativa para este trabalho parte da necessidade de uma formação mais integrada que prepare os alunos para os desafios do mercado musical. Destacou-se como objetivo geral, propor uma abordagem metodológica para os componentes de regência, por meio da Aprendizagem Baseada em Repertório – ABR e seus conceitos. Delineou-se como objetivos específicos conhecer os Saberes Musicais e Não-Musicais inseridos na formação dos alunos, bem como aplicar a referida proposta à luz dos estudos sobre a Aprendizagem Ativa, além de defender que os conteúdos devam ser experienciados a partir de uma concepção na qual o aluno é protagonista em sua formação. Nesse ambiente, a pesquisa contextualizou a realidade educacional da UEFS, identificando as práticas pedagógicas existentes e os desafios enfrentados por alunos e educadores. A Revisão da Literatura foi sustentada a partir das propostas de Alvim (2008); Santos (2006), sobre a Ecologia Humana e Ecologia dos Saberes respectivamente e Freire (1970), sobre a Aprendizagem Baseada no Repertório (ABR). Metodologicamente, foi adotada uma combinação do Estudo de caso com a Abordagem Qualitativa Descritiva, através de entrevistas e questionários aplicados a docentes e discentes. As propostas metodológicas resultantes incluem a criação de um currículo mais flexível, que integre teoria e prática. Por fim, a pesquisa visa contribuir para o conhecimento sobre a formação em regência no Brasil, destacando a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas e na formação contínua e adaptável às demandas contemporâneas. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Música pt_BR
dc.contributor.refereesLattes http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 pt_BR
dc.type.degree Doutorado pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem