| dc.creator | Pereira, Daniela Wanderley | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-17T12:04:24Z | |
| dc.date.available | 2025-07-17T12:04:24Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-12 | |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniela Wanderley. Produto educacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT (UFBA): Sequência didática: educação financeira crítica com foco em projetos de vida. 2025. 39f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42535 | |
| dc.description.abstract | The teaching sequence is the result of research developed in the National Network of Mathematics Graduate Programs (PROFMAT) at the Federal University of Bahia (UFBA). It was conducted at a public school in the municipality of Valença, Bahia, with a third-year high school class. Inspired by Critical Mathematics Education, the sequence highlights the role of mathematics as a tool for understanding and interacting with the world, integrating mathematical knowledge with essential skills for planning life projects, including financial analysis and salary calculations. It adopts an investigative approach to help students develop critical thinking skills when analyzing their career choices and the paths to achieving them. Through practical and reflective activities, such as creating spreadsheets and studying pay stubs, students are guided to apply mathematics in their daily lives, understanding concepts such as INSS (National Institute of Social Security) and IRPF (Income Tax). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
| dc.subject | Mestrado profissional em ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
| dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| dc.subject.other | Didactic Sequence | pt_BR |
| dc.subject.other | Financial Education | pt_BR |
| dc.subject.other | Professional Master's Degree in Teaching | pt_BR |
| dc.subject.other | Critical Mathematics Education | pt_BR |
| dc.subject.other | Digital Technology | pt_BR |
| dc.subject.other | Educational Product | pt_BR |
| dc.title | Sequência didática: educação financeira crítica com foco em projetos de vida. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Teaching sequence: critical financial education with a focus on life projects. | pt_BR |
| dc.type | Outros | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.description.resumo | A sequência didática é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se realizou numa escola pública do município de Valença-BA, com uma turma do 3º ano do ensino médio. Inspirada na Educação Matemática Crítica, a sequência destaca o papel da Matemática como ferramenta para compreender e interagir com o mundo, integrando o conhecimento matemático com habilidades essenciais para o planejamento de projetos de vida, incluindo análises financeiras e cálculos salariais. Adotando uma abordagem investigativa, para que os estudantes desenvolvam pensamento crítico ao analisar suas escolhas de carreira e os caminhos para alcançá-las. Por meio de atividades práticas e reflexivas, como a criação de planilhas eletrônicas e o estudo de holerites, os estudantes são orientados a usar a Matemática em suas vidas cotidianas, compreendendo conceitos como INSS e IRPF. | pt_BR |
| dc.audience.educationlevel | Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio | pt_BR |
| dc.type.other | Produto Educacional | pt_BR |