DSpace/Manakin Repository

Sequência didática: educação financeira crítica com foco em projetos de vida.

Mostrar registro simples

dc.creator Pereira, Daniela Wanderley
dc.date.accessioned 2025-07-17T12:04:24Z
dc.date.available 2025-07-17T12:04:24Z
dc.date.issued 2025-06-12
dc.identifier.citation PEREIRA, Daniela Wanderley. Produto educacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT (UFBA): Sequência didática: educação financeira crítica com foco em projetos de vida. 2025. 39f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42535
dc.description.abstract The teaching sequence is the result of research developed in the National Network of Mathematics Graduate Programs (PROFMAT) at the Federal University of Bahia (UFBA). It was conducted at a public school in the municipality of Valença, Bahia, with a third-year high school class. Inspired by Critical Mathematics Education, the sequence highlights the role of mathematics as a tool for understanding and interacting with the world, integrating mathematical knowledge with essential skills for planning life projects, including financial analysis and salary calculations. It adopts an investigative approach to help students develop critical thinking skills when analyzing their career choices and the paths to achieving them. Through practical and reflective activities, such as creating spreadsheets and studying pay stubs, students are guided to apply mathematics in their daily lives, understanding concepts such as INSS (National Institute of Social Security) and IRPF (Income Tax). pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Educação Financeira pt_BR
dc.subject Mestrado profissional em ensino pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Tecnologia Digital pt_BR
dc.subject Produto Educacional pt_BR
dc.subject.other Didactic Sequence pt_BR
dc.subject.other Financial Education pt_BR
dc.subject.other Professional Master's Degree in Teaching pt_BR
dc.subject.other Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject.other Digital Technology pt_BR
dc.subject.other Educational Product pt_BR
dc.title Sequência didática: educação financeira crítica com foco em projetos de vida. pt_BR
dc.title.alternative Teaching sequence: critical financial education with a focus on life projects. pt_BR
dc.type Outros pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.description.resumo A sequência didática é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se realizou numa escola pública do município de Valença-BA, com uma turma do 3º ano do ensino médio. Inspirada na Educação Matemática Crítica, a sequência destaca o papel da Matemática como ferramenta para compreender e interagir com o mundo, integrando o conhecimento matemático com habilidades essenciais para o planejamento de projetos de vida, incluindo análises financeiras e cálculos salariais. Adotando uma abordagem investigativa, para que os estudantes desenvolvam pensamento crítico ao analisar suas escolhas de carreira e os caminhos para alcançá-las. Por meio de atividades práticas e reflexivas, como a criação de planilhas eletrônicas e o estudo de holerites, os estudantes são orientados a usar a Matemática em suas vidas cotidianas, compreendendo conceitos como INSS e IRPF. pt_BR
dc.audience.educationlevel Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio pt_BR
dc.type.other Produto Educacional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples