DSpace/Manakin Repository

Mídias sociais em empreendedorismo sociais femininos da cidade de Salvador-Bahia

Mostrar registro simples

dc.creator Pereira, Camila Mendes
dc.date.accessioned 2025-06-04T16:16:07Z
dc.date.available 2025-06-04T16:16:07Z
dc.date.issued 2023-07-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42240
dc.description.abstract The forms of undertaking have been expanded and modified in the last decade. This was mainly due to the management spaces of organizations being occupied more frequently by women and the change in the places where the enterprises are located, due to the need for women to enter the labor market in an adaptable way. One of the sectors that encompasses many of the enterprises coordinated by women is social entrepreneurship. In this context, this research aims to understand how social entrepreneurs from Salvador-Bahia use social media tools in their organizations. The city of Salvador was chosen as the setting for this study due to its relevance as a center for female social entrepreneurship. For this, a qualitative approach study was carried out, using interviews and content analysis in order to identify the challenges and possibilities encountered by entrepreneurs when applying content marketing strategies and online ads to promote their ventures. The results of this study indicated that social entrepreneurs use these tools to boost and to disclose their activities, although they routinely face limited financial resources to invest in online advertisements and other advanced strategies. Through the analysis of the collected data, insights and recommendations were obtained to improve the use of social media by social entrepreneurs, aiming at expanding the reach and impact of their ventures. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Empreendedorismo social pt_BR
dc.subject Empreendedorismo feminino pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Midias sociais pt_BR
dc.subject Salvador-Bahia pt_BR
dc.subject.other Social entrepreneurship pt_BR
dc.subject.other Female entrepreneurship pt_BR
dc.subject.other Digital marketing pt_BR
dc.subject.other Social media pt_BR
dc.subject.other Salvador-Bahia pt_BR
dc.title Mídias sociais em empreendedorismo sociais femininos da cidade de Salvador-Bahia pt_BR
dc.title.alternative Female social entrepreneuship and digital marketing: a study on social impact business led by women in Salvador use social media pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.contributor.advisor1 Vera, Luciana Alves Rodas
dc.contributor.referee1 Muller, Rodrigo
dc.contributor.referee2 Pereira, Bárbara Maria Dultra
dc.description.resumo As formas de empreender foram ampliadas e modificadas na última década. Isso se deu principalmente por causa dos espaços de gestão das organizações sendo ocupados com mais frequência por mulheres e pela mudança dos locais em que os empreendimentos estão localizados, devido a necessidade das mulheres de se inserir no mercado de trabalho de uma forma adaptável. Um dos setores que abarca muitos dos empreendimentos coordenados por mulheres é o empreendedorismo social. Neste contexto, esta pesquisa objetiva compreender como as empreendedoras sociais de Salvador-Bahia utilizam as ferramentas de mídias sociais nas suas organizações. A cidade de Salvador foi escolhida como cenário deste estudo devido à sua relevância como polo de empreendedorismo social feminino. Para isso, foi feito um estudo de abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e análise de conteúdo a fim de identificar os desafios e possibilidades encontradas pelas empreendedoras ao aplicar estratégias de marketing de conteúdo e anúncios online para promover seus empreendimentos. Os resultados deste estudo indicaram que as empreendedoras sociais servem-se destas ferramentas para impulsionar e divulgar suas atividades, embora corriqueiramente enfrentem a limitação de recursos financeiros para investir em anúncios online e demais estratégias avançadas. Através da análise dos dados coletados, obteve-se insights e recomendações para melhorar o uso das mídias sociais por parte das empreendedoras sociais, visando a ampliação do alcance e impacto de seus empreendimentos. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Administração pt_BR
dc.type.degree Bacharelado pt_BR
dc.publisher.course SECRETARIADO EXECUTIVO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples