DSpace/Manakin Repository

Assistência estudantil do ensino superior brasileiro: uma análise à luz da conquista da cidadania

Mostrar registro simples

dc.creator Rocha, Cláudia Isabele dos Santos Pinho
dc.date.accessioned 2024-01-26T14:00:56Z
dc.date.available 2024-01-26T14:00:56Z
dc.date.issued 2022-12-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38928
dc.description.abstract history and formalization process in light of the achievement of citizenship. The general objective is to review its history to understand the formation of main concepts, regulation and structuring. Therefore, this study focused on historical processes to understand changes in the pattern of Brazilian citizenship, with emphasis on: (i) the institutionalization of historical struggles of social movements in the form of public policies (ii) the complexification of these policies from the 2000s onwards; (iii) implementation of affirmative action mechanisms and; (iv) democratization of admission to Federal Institutions of Higher Education. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.subject Assistência estudantil pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject UFBA pt_BR
dc.subject.other Student assistance pt_BR
dc.subject.other Higher education pt_BR
dc.subject.other Public policies pt_BR
dc.subject.other Citizenship pt_BR
dc.subject.other UFBA pt_BR
dc.title Assistência estudantil do ensino superior brasileiro: uma análise à luz da conquista da cidadania pt_BR
dc.title.alternative Student assistance in Brazilian higher education: an analysis in the light of the achievement of citizenship pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ADMINISTRACAO pt_BR
dc.contributor.advisor1 Ribeiro, Elizabeth Matos
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-4976-9761 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8446377792278288 pt_BR
dc.contributor.referee1 Ribeiro, Elizabeth Matos
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-4976-9761 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8446377792278288 pt_BR
dc.contributor.referee2 Décia, Ana Cristina Muniz
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-6789-4761 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5868054396613222 pt_BR
dc.contributor.referee3 Maciel, Cássia Virgínia Bastos
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/0357412851998392 pt_BR
dc.contributor.referee4 Pinho, Elisabete Aparecida
dc.contributor.referee5 Dantas, Lys Maria Vinhaes
dc.contributor.referee5Lattes http://lattes.cnpq.br/8146930602237757 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9129724092545290 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo tem como tema a análise da política de assistência estudantil das universidades federais brasileiras contemplando sua concepção, trajetória histórica e formalização das políticas à luz da conquista da cidadania. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, revisitar a trajetória histórica da política de assistência estudantil no ensino superior brasileiro para compreender e discutir sobre os processos de conformação de seus conceitos mínimos, sua regulamentação e estruturação. Nesse sentido, privilegiou analisar os principais processos sócio-históricos influentes que permitiram identificar as mudanças ocorridas no padrão da cidadania brasileira, dando destaque para os seguintes aspectos basilares: (i) a institucionalização de demandas históricas de movimentos sociais como políticas públicas; (ii) a complexificação destas políticas, a partir dos anos 2000; (iii) a adoção de mecanismos de ações afirmativas; e (iv) o processo de democratização do acesso nas Instituições Federais de Educação Superior brasileiras. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Administração pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples