Repositorio Dspace

Agora eu era, agora eu sou: Poética de encenação com crianças performadoras

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Rodrigues , Débora Cristina Paes Landim de Almeida
dc.date.accessioned 2022-02-17T14:22:38Z
dc.date.available 2022-02-17T14:22:38Z
dc.date.issued 2021-10-28
dc.identifier.citation Rodrigues, Débora Cristina Paes Landim de Almeida. Agora eu era, agora eu sou: poética de encenação com crianças performadoras, 273 f.: il. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794
dc.description.abstract “Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children” is an interdisciplinary and a multi-referential study in different levels of investigation it focuses on efforts to understand, reveal, resignify, and investigate through the poetic-reflective way, procedures and principles that generate creation which, based on the experience lived, show themselves to be important for doing theater with and for children, an activity that the researcher-educator-artist develops over a 25-year journey: from 1995 to 2020. In this sense, this thesis acquires characteristics of participatory research, with the researcher inserted in the field of her object of investigation. In tracing the proposed poetics of staging,it shows as specific objectives the elaboration of meanings about the subject-children in the psycho-bio physical-cultural dimensions; about art and imagination; and it presents and investigates scenic creation processes with and for children. The spaces-territories of the poetic experiences are analyzed and, in differentiated circumstances, constituted the methodological itinerary, namely: The Vila Velha Theater, the Art Education Center Hora da Criança; the Research Center Moinhos Giros of Art, Culture, and Communication; and the theater group Companhia Novos Novos, the poetic object of the research in the investigation of scenic creative processes with children on stage and in the audience. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Teatro Infantojuvenil; Processos artístico-educativos; Imaginação; Pedagogia de Encenação; Emancipação; Jogo. pt_BR
dc.subject Children’s Theater; Artistic-Educational Processes; Imagination; Staging Pedagogy; Emancipation; Game. pt_BR
dc.subject Théâtre pour enfants et jeunes; Processus artistique-éducatif; Imagination; Pédagogie de la mise en scène; Émancipation; Jeu. pt_BR
dc.title Agora eu era, agora eu sou: Poética de encenação com crianças performadoras pt_BR
dc.title.alternative Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children pt_BR
dc.title.alternative Maintenant je l'étais, maintenant je le suis: poétique de la mise en scène avec des enfants artistes-interprètes pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Marfuz, Luiz César Alves
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5682367415468201 pt_BR
dc.contributor.referee1 Rangel, Sonia Lucia
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9378221023546868 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandão, Ana Elisabeth Simões
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2953752794375976 pt_BR
dc.contributor.referee3 Cidreira, Renata Pitombo
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2005557247744604 pt_BR
dc.contributor.referee4 Alcântara, Paulo Henrique Correia
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/1921000319804260 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7638220167329370 pt_BR
dc.description.resumo “Agora Eu Era, Agora Eu Sou: Poética de encenação com crianças performadoras” é um estudo interdisciplinar e multirreferencial realizado em diferentes níveis de investigação e se concentra nos esforços em compreender, revelar, ressignificar e investigar, pela via poético-reflexiva, procedimentos e princípios geradores da criação; aqueles que, em especial, a partir da experiência do vivido, mostram-se importantes no fazer teatro com e para crianças, atividade que a pesquisadora-educadora-artista desenvolve em um trajeto de mais de 25 anos, iniciado em 1995. Nesse sentido, a tese adquire característica de pesquisa participativa, com a pesquisadora inserida no campo de seu objeto de investigação. No traçar da poética de encenação proposta, traz como objetivos específicos a elaboração de acepções sobre os sujeitos-crianças nas dimensões psico-bio-físico-cultural; sobre a arte e a imaginação; e apresenta e investiga processos de criação cênica com e para crianças. São analisados os espaços-territórios da experiência poética que, em circunstâncias diferenciadas, constituíram o itinerário metodológico, a saber: O Teatro Vila Velha; o Centro Educacional pela Arte Hora da Criança; o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação; e a Companhia Novos Novos, objeto poético da pesquisa na investigação dos processos criativos cênicos com crianças no palco e na plateia. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Teatro pt_BR
dc.relation.references A abordagem metodológica inspira-se na pedagogia poética da artista-educadora-pesquisadora Sonia Rangel. A expressão teórico-filosófica é tecida a partir do pensamento de Gaston Bachelard, por meio da sua fenomenologia da imaginação poética; da fenomenologia de Merleau-Ponty e suas impressões sobre a singularidade da criança; da experiência do vivido na propositiva de Jorge Larrosa; do teatro jogo como prática contemporânea alinhada aos posicionamentos de Ryngaert e Peter Slade; do pensar-criar-sentir da arte como experiência de John Dewey; da fundamentação artístico-educativa como princípio ético-político-social da artista-educadora Beth Rangel; da investigação de uma pedagogia performativa à concepção dos estudos de Josette Féral e Richard Schechner. No trajeto criativo cênico são apresentados três princípios dominantes para a poética de encenação aqui investigada e proposta: O Esperançar-Brincar, a Imaginação-Poética e o Encontro-Experiência. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem