DSpace/Manakin Repository

Gaveta de ideias: um ponto de vista de processos criativos em figurino no teatro em Salvador

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Benício, Eliene
dc.contributor.author Abreu Agamenon Bomfim de
dc.creator Abreu Agamenon Bomfim de
dc.date.accessioned 2021-07-19T19:48:59Z
dc.date.available 2021-07-19T19:48:59Z
dc.date.issued 2017
dc.date.submitted 2017-02-17
dc.identifier.other AG259 ABREU, Agamenon Bomfim de. GAVETA DE IDEIAS: um ponto de vista de processos criativos em figurino no teatro em Salvador, SSA, 2017. 137 f.
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33759
dc.description.abstract Neste trabalho, dedico-me aos processos criativos em figurinos, exclusivamente aqueles destinados à cena teatral, de artistas atuantes no teatro de Salvador, e, em especial, dos figurinistas que contribuíram com as montagens do Núcleo do Teatro Castro Alves. Com uma breve contextualização histórica, na qual o figurinista é colocado em evidência, utilizo de metáforas para tratar da criação dentro do universo do figurino teatral. Através dos autores pesquisados e entrevistas feitas com artistas do métier do espetáculo, foi possível tangenciar questões referentes ao estudo e entendimento da imagem e do trabalho do figurinista. Como estudo de caso, analiso a experiência criativa de um dos profissionais que atuaram no Núcleo, bem como a minha, estabelecendo debates e pontos de intersecções entre ambos. Pretendo, desta maneira, contribuir para a visibilização de processos criativos em figurino de teatro, considerando a importância de apontamentos históricos e técnicos, em particular aqueles ligados ao fazimento do figurino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que valoriza o singular e a subjetividade de pesquisandos e pesquisadores, e que visa promover o encontro do pesquisador consigo mesmo, com os dados encontrados e com os sujeitos. Através desta pesquisa, deparei-me com a dificuldade em materializar e traduzir o ato criador em termos científicos. Ainda assim, em estado de aproximação do mesmo, apresento uma perspectiva singular, mobilizando subjetividades pelo viés de metáforas, sociologia, semiologia, cartografia, filosofia, histórias de vida, etc. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT In this work, I dedicate myself to the creative processes in costumes, exclusively those designated to the theatrical scene, of artists working in Salvador, and, in particular, of the costumers who contributed with the plays of ‘Núcleo do Teatro Castro Alves’ project. With a brief historical context, in which the costume designer is put in evidence, I use metaphors to deal with creation within the theatrical costumes’ universe. Through the researched authors and interviews with artists of the show's métier, it was possible to tangle questions regarding the study and understanding of the image and the work of the costume designer. As a case study, I analyze the creative experience of one of the professionals who worked at the Núcleo, as well as mine, establishing debates and points of intersection between both. In this way, I intend to contribute to the visualization of creative processes in costumes, considering the importance of historical and technical notes, in particular those related to the costume design. It is a qualitative research that values the singularity and the subjectivity of researched and researchers, and aims to promote the encounter of the researcher with herself, with the data found and with the subjects. Through this research, I have came across the difficulty of materializing and translating the creative act in scientific terms. Still, in a state of approximation of the same, I present a singular perspective, mobilizing subjectivities by the bias of metaphors, sociology, semiology, cartography, philosophy, life stories, etc. pt_BR
dc.description.sponsorship capes pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject CRIATIVIDADE pt_BR
dc.subject PROCESSOS pt_BR
dc.subject FIGURINOS pt_BR
dc.subject TEATRO pt_BR
dc.title Gaveta de ideias: um ponto de vista de processos criativos em figurino no teatro em Salvador pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Oliveira, Érico José Souza de
dc.contributor.referees Sampaio, José Roberto Santos
dc.publisher.departament ESCOLA DE TEATRO DA UFBA pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS pt_BR
dc.publisher.initials PPGAC-UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq TEATRO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples