Resumo:
Artefato para ouvir o murmúrio das pedras, realizou-se como projeto de música experimental ecofeminista em formato de performance - instalação - Live Set, criada a partir da sintetização sonora de um Quartzo Rosa, tocada ao vivo, através de captador piezoelétrico conectado controladora digital pareada com o software de set live eletrônico Ableton Live. O espaço teve caráter instalativo incutindo a ambientação imersiva, a dilatação do tempo e a quietude que a presença da mineral propõe. Além disso, a obra desdobrou-se em 3 exposições interativas: 1) Rajam, com seixos rolantes e piezos elétricos; 2) Cerrado em Magenta: texturas de rocha do cerrado impressas com terra do bioma, em papel, com áudio para escuta sonora das texturas; 3) De Que é Feito o Ouvido que Escuta a Melodia da Conchinha do Mar: com pedras energizadas para colocar sobre o corpo.
Descrição:
O contexto sócio-político que abriga a obra reafirma a urgência da escuta às narrativas do solo contra a exploração capitalista-racista-patriarcal da natureza e dos corpos animais humanos e não humanos. Este trabalho alinha-se com as propostas de interdisciplinaridade (tal qual propõe o edtial) dos conhecimentos artístico e científicos como uma somativa possível para a atuação da transformação social, propagação do conhecimento, e sensibilidade e maior acessibilidade aos conhecimento científicos que muitas vezes se encerram na comunidade especializada na área. Com isso procurou-se promover o debate sobre meio ambiente, através dos recursos artísticos.