DSpace/Manakin Repository

A gestão de projetos apoiando a polícia federal nos grandes eventos: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Carvalho Filho, Milton Júlio de
dc.contributor.author Alencar, Iracema Gonçalves de
dc.creator Alencar, Iracema Gonçalves de
dc.date.accessioned 2019-06-21T18:49:08Z
dc.date.available 2019-06-21T18:49:08Z
dc.date.issued 2017
dc.date.submitted 2017
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29915
dc.description.abstract O objetivo do presente estudo de caso é demonstrar a contribuição do planejamento baseado na gestão de projetos para a atuação das áreas operacionais da Polícia Federal na Bahia, nos grandes eventos esportivos ocorridos no país, Copa das Confederações Brasil 2013 e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O estudo em questão, foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, de investigação documental e da aplicação de questionário estruturado com respondentes. O questionário, elaborado com aporte da ferramenta LimeSurvey, segregado nas categorias de análise Conhecimento/Experiência, Sistema Informatizado, Desempenho e Cultura Organizacional, foi respondido por 27 gerentes de projetos, integrantes do quadro de servidores da Polícia Federal na Bahia. Os dados coletados e tratados, segundo análise de conteúdo de Bardin, permitiram inferir que as principais contribuições da Gestão de Projetos para o planejamento das áreas operacionais da Polícia Federal na Bahia, para os citados eventos, residem nos aspectos inovação, promovida com o advento de metodologia e tecnologia; sistematização, refletida na ordenação de todo o trabalho executado; e padronização, alcançada em todas as áreas operacionais da Polícia Federal na Bahia, nos dois eventos. Os resultados indicaram o comprometimento dos respondentes com a missão, a padronização do planejamento propiciada pela metodologia, a existência de uma ferramenta informatizada, o suporte do escritório de projetos e o apoio da alta administração como principais fatores que contribuíram para o emprego da gestão de projetos no referido planejamento. Os resultados apontam, ainda, que questões como falta de cultura em gestão de projetos, acúmulo de atribuições, clima organizacional, valorização profissional, falta de pessoal e de recursos, burocracia, falta de capacitação e treinamento continuados e resistência à mudança são os maiores desafios e/ou obstáculos a serem vencidos pelo órgão, para o avanço progressivo dessa cultura na instituição. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this case study is to demonstrate the contribution of planning based on project management for the Federal Police in Bahia at major sporting events: the Confederations Cup Brazil 2013 and the FIFA World Cup Brazil 2014. This study was carried out through bibliographical research, documentary research and the application of a structured questionnaire to respondents. The questionnaire was prepared with the contribution of the LimeSurvey tool, segregated in the Knowledge / Experience, Computerized System, Performance and Organizational Culture categories; 27 project managers, members of the Federal Police in Bahia, answered it. The collected and treated data, according to Bardin content analysis, allowed us to infer that the main contributions of the Project Management to the planning of the Federal Police's operational areas in Bahia, for the aforementioned events, resides in innovation aspects, promoted by the advent of methodology and technology; Systematization, reflected in the ordering of all the work performed; and standardization, achieved in all operational areas of the Federal Police in Bahia, in both events. The results indicated the commitment of the respondents to the mission, the standardization of the planning provided by the methodology, the existence of a computerized tool, the support of the project office and the support of the top management as the main factors that contributed to the employment of project management in said planning. The results also point out that issues such as lack of culture in project management, accumulation of responsibilities, organizational climate, professional appreciation, lack of personnel and resources, bureaucracy, lack of continuous training, and resistance to change are major challenges and / or obstacles to be overcome by the organ, for the progressive advancement of that culture in the institution. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Gestão por Projetos pt_BR
dc.subject Segurança Pública pt_BR
dc.subject Public Management pt_BR
dc.subject Management by Projects pt_BR
dc.subject Public security pt_BR
dc.subject Administração pública pt_BR
dc.subject Eventos esportivos - Segurança pública – Bahia pt_BR
dc.subject Administração de projetos – Segurança pública pt_BR
dc.title A gestão de projetos apoiando a polícia federal nos grandes eventos: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Carvalho Filho, Milton Júlio de
dc.contributor.referees Costa, Ivone Freire
dc.contributor.referees Benevides, Tânia Moura
dc.publisher.departament Faculdade de Direito pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia e Ciências Humanas pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples