A presente pesquisa tem como propósito analisar o processo de informação produzido e gerido
pelo Sistema de Documentação Museológica (SDM) e averiguar como a sua operação repercute
no conteúdo apresentado na exposição de longa-duração do museu, a partir do estudo de caso
da cadeirinha de arruar do Museu de Arte da Bahia (MAB). Considerando que a representação
está sujeita ao modo como o objeto é documentado no museu e, caso haja equívocos na sua
aplicação, pode causar distorções, o que influenciará nas interpretações do objeto ou mesmo
torná-lo imperceptível ao público na exposição. A pesquisa possui aspectos teóricos e práticos.
A teoria envolveu um levantamento bibliográfico que perpassa as discussões nas áreas da
Museologia, Comunicação e Ciência da Informação; e a prática ocorre na análise da poiese do
MAB, em específico visualizada no SDM, e na pesquisa de campo com a utilização do método
da observação da exposição do MAB. A partir dessa análise, foi realizado um estudo
comparativo com o Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro e o Museu Nacional dos
Coches, de Portugal, que possuem exemplares de cadeirinhas de arruar nas suas coleções, para
verificar o processo da informação na relação SDM/exposição. Esse trabalho envolveu também
a pesquisa histórica com o uso de fontes iconográficas, anúncios de jornais de época e relatos
dos viajantes para investigar as relações que envolvem a cadeirinha de arruar, compreendendo
o contexto histórico de seu uso e produção, a mão-de-obra escrava e a evolução do transporte
urbano. Do mesmo modo, foi realizado estudos para identificar as origens desse meio de
transporte e o uso em outras culturas. Os resultados da pesquisa constataram que a produção de
informação no SDM e a comunicação contínua com outros sistemas do museu possibilitam a
disseminação de informação, refletindo no conteúdo apresentado sobre o objeto e as coleções
na exposição, foco da comunicação do museu mediadora para com o público.
The present research aims to analyze the information process produced and managed by the
Museum Documentation System (SDM) and to investigate how its operation has repercussions
on the content presented in the long-term exhibition of the museum, from the case study of the
sedan chair of the Museum of Art from Bahia (MAB). Considering that representation is subject
to the way the object is documented in the museum and, if there are misconceptions in its
application, it can cause distortions, which will influence in the interpretations of the object or
even make it imperceptible to the audience in the exhibition. The research has theoretical and
practical aspects. The theory involved a bibliographical survey that pervades the discussions in
the areas of Museology, Communication and Information Science; and the practice occurs in
the analysis of MAB poiesis, specifically visualized in SDM, and in field research using the
MAB exposure observation method. From this analysis, a comparative study was carried out
with the National Historical Museum, of Rio de Janeiro and the National Coach Museum of
Portugal that have models of sedan chairs in their collections, to verify the information process
in the SDM / exposition relationship. This work also involved historical research using
iconographic sources, period newspaper ads and travelers' reports to investigate the
relationships involving the sedan chair, including the historical context of its use and
production, slave trade, and the evolution of urban transportation. In the same way, studies were
carried out to identify the origins of this transport medium and the use in other cultures. The
results of the research showed that the production of information in the SDM and the continuous
communication with other systems of the museum allows the dissemination of information,
reflecting in the content presented on the object and the collections in the exhibition, focus of
the mediator communication with the public.