DSpace/Manakin Repository

A maquiagem no processo de construção do personagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Hackler, Ewald
dc.contributor.author Souza, Jesus Fernando Vivas de
dc.creator Souza, Jesus Fernando Vivas de
dc.date.accessioned 2018-08-30T13:49:39Z
dc.date.available 2018-08-30T13:49:39Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004-05-31
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27159
dc.description.abstract Este trabalho enfoca a importância da automaquiagem no processo de construção cênica do personagem num contexto cultural de predomínio da imagem. Estrutura-se em quatro capítulos: o primeiro acompanha a evolução da maquiagem ao longo da história e o seu uso na fixação de papéis sociais; o segundo busca nas máscaras do teatro grego a matriz da maquiagem contemporânea; o terceiro mostra a maquiagem como elemento integrante e essencial do processo de construção do personagem, à luz da experiência do autor como ator, maquiador, diretor e professor de maquiagem no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília; e o quarto descreve o resultado da aplicação cênica desse entendimento na montagem de “A Farsa Veríssima”, adaptação para o palco de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, no encerramento do XVII Curso Livre de Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. pt_BR
dc.description.abstract This work is focused on the self-makeup activity along the process of creating a character in a cultural context marked with the supremacy of image. It is divided into four chapters: the first one points out the evolution of makeup throughout human history and its employment for the definition of social roles; the second one sees on the Greak theater masks the origin for contemporary makeup; the third – based on the author’s own experience as actor, professional of makeup, director and professor of makeup at the Department of Drama of the Brasilia University (Brazil) – considers makeup an essential part of the process of creating a character; the fourth describes the results of the scenic application of such understanding in setting a play called “The Very True Farce”, an adaptation for stage of narratives written by Luís Fernando Veríssimo, by the time of the conclusion of the XVII Free Course of Theater, held on the School of Drama of the Federal University of Bahia (Brazil). pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Maquiagem pt_BR
dc.subject Caracterização pt_BR
dc.subject Máscaras pt_BR
dc.title A maquiagem no processo de construção do personagem pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Hackler, Ewald
dc.contributor.referees Queiroz, Fernando Pinheiro Villar de
dc.contributor.referees Costa, Eliene Benício Amâncio da
dc.publisher.departament Escola de Teatro pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples