Repositorio Dspace

Berimbau sim, berimbau não: um estudo sobre a profissionalização em música a partir da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – Obadx

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Dias, Leila
dc.contributor.author Brasil, Anderson
dc.creator Brasil, Anderson
dc.date.accessioned 2018-08-21T14:35:03Z
dc.date.available 2018-08-21T14:35:03Z
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018-03-23
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27006
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema a profissionalização de jovens na área de música através de projetos sociais. A pesquisa de doutorado foi realizada com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBADX), cujos músicos são alunos egressos da Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI), situada em um contexto urbano onde os jovens vivem em condição de vulnerabilidade social sendo, frequentemente, expostos a situações de violência. De posse de informações obtidas a partir de minha pesquisa de mestrado, inquietou-me saber como se construiu a formação profissional desses jovens dentro do olhar da Educação Musical, enquanto área autônoma de conhecimento, perguntando: De que modo o projeto social EEPI contribuiu para a profissionalização dos músicos da OBADX? Nesta pesquisa, se tornam pedra fundamental os trabalhos de Freidson (1988/1994/1996), Travassos (1999), Morato (2010), Simões (2011) e Pichoneri, (2006) para responder à pergunta desta pesquisa. São construídas também algumas discussões com teóricos contemporâneos, tais como Athayde e Meireles (2014), Bauman (1997/2001/2003/2005), Heller (1999), Morin (2005), Mauss (1974), Brandão (1983), Santos (1988/1999) e Zaluar (2006), intercalados autores da Educação Musical como Santos (2004), Kater (2004), Kleber (2014), Brasil (2014) e Santos (2014), na busca de compreender a tessitura social que envolve os projetos sociais, bem como eles estão situados na sociedade contemporânea. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprovo que a Educação Musical tem se revelado como uma área de conhecimento que pode ser transformadora e, consequentemente, de grande importância na formação profissional, não só pelos dados que emergiram da dissertação de mestrado, mas pela concretude dos trabalhos de tamanha relevância cultural e artística produzidos pela OBADX. Alcanço, nesta pesquisa, que a construção social da profissão de músico dos aqui entrevistados perpassa diferentes contextos e diferentes dimensões, tais como: a capoeira, os projetos sociais e as diversas práticas musicais não escolares. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Música - instrução e ensino pt_BR
dc.subject Projetos Sociais pt_BR
dc.title Berimbau sim, berimbau não: um estudo sobre a profissionalização em música a partir da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – Obadx pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referees Dias, Leila
dc.contributor.referees Souza, Jusamara
dc.contributor.referees Queiroz, Delcele
dc.contributor.referees Morato, Cintia
dc.contributor.referees Candusso, Flávia Maria Chiara
dc.contributor.referees Dias, Antônio
dc.publisher.departament ESCOLA DE MÚSICA pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA pt_BR
dc.publisher.initials PPGMUS/UFBA pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Artes/Música pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem